Uma tapinha não dói…

junho 4, 2007

tapasazeitona.jpg

Nada de ficar horas sentado no boteco. Em Madri, o negócio é sair de bar em bar, ou ‘salir de tapas’, bebericar, comer um petisco no balcão (‘picar en la barra’) e partir para o próximo e o próximo e… aí já viu que beleza.

O agito nos botecos perto da Puerta del Sol começa lá pelas 23h, mas vida de turista é dura e chegamos mais cedo. Para facilitar sua vida, a maioria dos bares exibe as matérias-primas de seus petiscos em vitrines.

É uma diversão olhar decorações de cogumelos gigantes, miúdos de porco, lulas, abobrinhas, camarões, peixes e até polvos montados com pimentões e tomates para atrair o botequeiro.

tapaspolvo.jpg

Muitos bares oferecem uma porção de cortesia. Podem ser as papas alioli, uma espécie de maionese de batatas mais cremosa com sabor bem acentuado de alho, ou azeitonas recheadas com pimentão ou pepinos em conserva enrolados em filezinhos de aliche. Hummm. E de graça!

Nas duas visitas ao La Fragua De Vulcano, rolaram as papas alioli e asinhas de frango picantes. Lá também comemos uma maravilhosa porção de camarões na chapa e uma bela paella, que custa 5 euros e dá pra dois (com fome). Regue com o limão siciliano e mande ver. O lugar é uma delícia, o atendimento é ótimo e tem TV para os meninos que amam futebol.

tapasfragua.jpg

As azeitonas foram cortesia da Cervecería La Cruz de Malta. As cañas não são tããão boas como as da cerveja San Miguel, a Skol da Espanha, mas valeu a bebedeira com o Alê no balcão.

Essa estratégia da cortesia é perfeita. É uma porção pequenina só para aguçar seu apetite. Resultados: o cliente bebe mais para acompanhar a tapa e depois acaba pedindo uma porção. Os donos de bares daqui deviam adotar a cortesia. Uma tapinha não dói…

La Fragua Del Vulcano – Calle Alvarez Gato, 9 – Madri.
La Cruz de Malta – Calle Victoria, 4 – Madri

Deixe um comentário