O paraíso existe – e serve peixe cru!!!

novembro 30, 2007

Por Alexandre Scaglia*

27112007011_300.jpg
Posta de atum grelhado do vizinho: o aroma estava sensacional!*

Sim, ele é um dos chefs mais premiados do País. E, dizem, um cara pouco afeito a dar atenção aos clientes. O que eu pude confirmar na minha primeira visita (eu preciso voltar lá! PRECISO!!!) ao restaurante de Jun Sakamoto é que a primeira afirmação é real. E a segunda, não. O cara, além de um sushiman genial, é bom papo.

Estive no restaurante para um jantar corporativo e, infelizmente, não me sentei no balcão. Mas mesmo assim provei 15 diferentes tipos de cortes nos sushis, além de um tartar de atum com foie gras de entrada que é qualquer coisa! Ah! Tinha um molho de peixe com saquê delicioso para acompanhar.

O mais interessante é que os sushis de Sakamoto são completamente fora do comum. Mesmo um básico niguiri de atum ganha sabores deliciosos, caso do sushi de atum com foie gras (ele de novo!).

27112007017.jpg
Sushis de ostra e de ovas de ouriço*

Dos 15 cortes provados (cada vez que eu vejo a lista com minhas anotações, dá água na boca…), o destaque fica para:

– Enguia – um corte de enguia marinada, que vem assim do Japão e no restaurante recebe acabamento com um molho tarê;

– Ostra – um maki raso, de pouco arroz e com uma ostra monstruosa e saborosa como nenhuma outra que eu já tinha provado na vida. Beira a perfeição;

27112007.jpg
Tartar de atum com foie gras: imperdível*

– Carapau – simples e maravilhoso: arroz na medida, gengibre ralado e nada mais. Babei no teclado… ;

– Robalo – sim, entre os top 5 está um sushi de robalo, quase básico. Quase porque esse recebe um corte de shisô, um arbusto japonês cujo sabor é indescritível. E perfeito para o peixe;

– Atum com foie gras – um dos cortes que fez a fama do restaurante. Fama mais que justificada, diga-se.

Para finalizar a degustação, uma ostra escaldada em saquê e limão siciliano. Quem ainda estava em condições, provou um delicioso sorvete de maçã verde com gelatina de saquê de sobremesa. Eu, que não gosto de doces, adorei.

27112007018.jpg
Sushi de enguia, o melhor da noite*

Na mesa, duas pessoas pediram uma degustação diferente, que era finalizada com duas postas de atum grelhado cujo aroma tomou conta da mesa. A vontade era avançar no prato do pessoal.

Claro que uma visita ao Jun Sakamoto não é para todo dia, infelizmente. Primeiro porque os preços são altos (não vi a conta, mas amigos que lá estiveram gastaram entre 200 reais e 300 reais em uma degustação, devidamente acompanhada de champagne). Claro que dá para gastar menos, mas se essa for a opção, não deixe de lado o saquê. Nunca!

O segundo motivo para a dificuldade de visitar o restaurante é que o local é pequeno e atende a um número limitado de clientes por dia, sempre com reservas. Mas o atendimento é atencioso e, a cada corte que chega à mesa, o cliente é informado sobre o que está comendo e se deve ou não colocar shoyu. No balcão a coisa é mais rígida, com Sakamoto pessoalmente temperando as iguarias.

Por fim, uma dica: até o meio do ano que vem Sakamoto lançará um livro de culinária, onde ensinará alguns de seus segredos. Mas, como ele mesmo disse, não se aventure a fazer sushi em casa. “Come-se muito melhor em restaurantes. De preferência aqui”, garante. Eu assino embaixo.

Jun Sakamoto – Rua Lisboa, 55 – Pinheiros. Tel: (11) 3088-6019

*Alê Scaglia é jornalista de tecnologia, colabora com o Braun Café e tem muita sorte!
*Fotos: Roberta Prescott, outra sortuda. Tratamento: Cris Calegaro (valeu girl)

3 Responses to “O paraíso existe – e serve peixe cru!!!”

  1. Adriano Says:

    Sortudo, muito sortudo! Finalmente uma resenha de um restaurante japonês de responsa! Ainda não tive esse prazer, tenho enorme curiosidade em conhecer. Amigos meus mais tradicionalistas não gostaram, mas eu vou mesmo assim!

    Curtir

  2. andre Says:

    Vocês já conhecem o Huto Restaurante???
    Fui semana passada e achei o máximo!!
    Eles servem uma variedade de niguirizushis de primeira, entre eles enguia, uni, lula sérpia, barbatana de tubarão e por aí vai!!
    Sushis de primeiríssima linha, arroz morno e delicado, peixes na temperatura ideal e desmanchando na boca!!
    Fica aí minha indicação!!
    Abraços!!

    Curtir


  3. Andre, que dica bacana hein? Só de olhar os pratos exibidos no site (www.hutorestaurante.com.br), com música ambiente, já deu para sacar que não é qualquer japa. Valeu mesmo! Abração!

    Curtir


Deixe um comentário