O que é que a Bahia tem?

setembro 7, 2008

Por Alê Frata*


Nada como conhecer um lugar bacana nas férias, não? Mas sempre rolam as dúvidas de como será a pousada e, principalmente, a comida…

O trajeto até Barra Grande, povoado localizado na Península de Maraú, no sul da Bahia, foi longo. Saímos da Vila Mariana em São Paulo por volta das 7h30, num domingo ensolarado, sem saber exatamente como iríamos chegar, mas depois de andar de táxi, avião, barco, carro, lancha e, finalmente, a pé chegamos em nosso destino por volta de 19h. O guia que nos recebeu no pier da Barra Grande logo de cara nos deu dicas de pousadas, passeios e restaurantes.


Não pela sua participação no programa ‘Mais Você’, mas pela simpatia do lugar, A Tapera nos conquistou mesmo antes de a conhecermos.

A entrada do lugar, especialmente decorado e colorido, me lembrou um rancho dos desenhos animados. O restaurante fica ao lado da casa de sua dona, a chef Naiá, como se fosse sua enorme varanda.


Nosso guia havia indicado a lagosta, prato que Naiá ensinou para a Ana Maria Braga, na TV, mas como bons carnívoros, fomos direto à Picanha (R$ 45) e ao Filet Mignon (R$ 42), que se destacou e teve direito à repeteco num outro dia.

A generosa porção de filet foi servida numa chapa de ferro, junto com manga, abacaxi, abobrinha, tomate, pimentão, cebola e banana da terra, todos assados na própria chapa e cobertos com um molho agridoce. Nem tive coragem de pedir a receita, pois deveria ser um segredo de família. Para acompanhar: arroz, farofa amarelinha, batatas fritas e, óbvio, pimenta da boa.

Fomos muito bem servidos pelo gentil garçom e, diga-se de passagem, o povo baiano da Barra Grande foi muito hospitaleiro. Esse pessoal sabe como tratar os turistas.

Na saída do restaurante, uma senhora muito simples nos aborda na porta e nos pergunta se a comida estava boa. Reconhecendo-a pelas fotos expostas no mural do restaurante, disse que estava ótima e perguntei se estava falando com a famosa cozinheira da Ana Maria Braga. Ela humildemente me respondeu: “Isso é o que dizem por aí.”

A Tapera
Rua Dra. Lili, s/n – Barra Grande – Maraú (BA).
Tel.: (73) 3258-6119.
http://www.atapera.com.br

*Alê Frata é publicitário, músico do rock´n´roll e um grande brother. Agora, o Alê visita a nossa cozinha e nos deixa com vontade de viajar 12 horas até Maraú.

5 Responses to “O que é que a Bahia tem?”

  1. Ale Frata Says:

    Valeu Dani. Muito obrigado pelo espaço e espero que a galera curta um pouquinho da Bahia. Bjs

    Curtir

  2. Gabi Says:

    Fratinhaaaa!!!
    Que texto lindo!
    Eu sou fã da Bahia e, mesmo sendo suspeita, fiquei encantada com o que acabou de escrever. Você trouxe novidades.
    Parabéns pelo texto, pela viagem, pelas fotos e pela iniciativa!
    Beijo
    Gabi

    Curtir


  3. Nossa, o que é essa foto? Que fome…

    Curtir

  4. hiasmim Says:

    texto perfeito!
    sou da bahia, subrinha da famosa cozinheira naiá!
    pow fiquei maravilhada em v esse texto…

    beujus!

    Curtir

  5. Ale Frata Says:

    Valeu Hiasmim.

    Confesso que eu é que fiquei maravilhado em conhecer a Tapera. Não imaginava que em pleno paraíso, além de toda aquela natureza, tinha um restaurante de tão alto nível.
    Mande lembranças para sua tia, e prometo que um dia eu volto.

    Beijos

    Curtir


Deixe um comentário