‘Pé na jaca’ com muita classe e personal chef
novembro 7, 2010
Toda sexta-feira, Carlos Alberto Sardenberg, querido companheiro do CBN Tecnologia da Informação, faz uma enquete entre os comentaristas do CBN Brasil: “Pé na jaca ou temperança?”, ele pergunta. No início de outubro, comemorando dez anos à frente do CBN Brasil, Sardenberg fez a escolha: ‘pé na jaca’ em alto estilo.
Após uma transmissão ao vivo muito especial tive a alegria de participar de um delicioso almoço oferecido pelo Sardenberg e por sua adorável esposa Cybelle, na casa deles, a todos os comentaristas e à equipe do programa.
O cardápio que você conhecerá a seguir ficou a cargo do personal chef Markus Wolf, que comanda o bistrô Wolf´s Garten, ao lado da esposa Mônica, em Pinheiros. O local também oferece cursos e um interessante menu executivo de almoço – às sextas o tema é a culinária austríaca, influência da terra natal do chef.
O responsável pela harmonização foi Renato Machado, que selecionou belos vinhos, com destaque para o Riesling Dönnhoff 2008 da região do rio Nahe, na Alemanha. Na entrada fomos recebidos com o refrescante e suave champagne Gosset (na hora me lembrei do Gossedelícia, o milagre natalino do amigo Maurício), queijos e frutas secas.
Cheguei já de olho na cozinha e percebi que o chef Markus finalizava, com o maçarico, uma série de potinhos de louça com um creme claro. Sobremesa adiantada? Não, entrada: um saboroso creme brulée de foie gras.
O primeiro prato também impressionou: lula recheada com marcante chouriço, acompanhada de tagliatelle caseiro ao molho pesto e camarão rosa. Na sequência, um clássico: ‘tête de veau’, ou bochecha de vitelo, sobre risoto de palmito e azeite de trufa, com direito a repeteco do risoto, suave e no ponto certo.
Acompanhei a escolha das mulheres da mesa pelo italiano Boscarelli Vino Nobile di Montepulciano (2006), da Toscana, que agradou bastante. Depois fui anotar os nomes dos vinhos e o Renato comentou ter preferido o francês Domaine Antonin Guyon Savigny-lès-Beaune Villages 2007, mas ce la vie. Sinceramente, naquela tarde, todas as escolhas eram certas.
Finalizamos a celebração com nísperos glaceados acompanhados de mousse de Toblerone e um bom Nespresso tirado pelo sorridente Sardenberg. Saímos de lá felizes da vida após uma tarde perfeita.
E depois de um ótimo bate-papo sobre livros, trabalho, amores e gastronomia, ainda fui presenteada pela Cybelle com seu livro “Sabores Inconscientes – Receitas sem Culpa”.
O projeto publicado em 2008 traz relatos (e receitas com harmonização) de doces, salgadas e apimentadas memórias gastronômicas de psicólogos, psiquiatras e psicanalistas, da infância à vida adulta. Foi só começar a beliscar as páginas para devorar o livro. Recomendo essa deliciosa leitura.
Wolf´s Garten – Rua Lisboa, 284 – São Paulo – SP. Tel: (11) 3088-4376
novembro 7, 2010 at 6:03 pm
Nossa Dani, deu água na boca só de ler! Fiquei bem curioso do creme brulée de foie gras…
Bjs,
Edu Godinho
CurtirCurtir
novembro 8, 2010 at 8:05 pm
Edu! Tudo bem? Confesso que só de recordar os sabores na hora do ‘toast’ também fiquei com água na boca. O Wolf´s Garten merece uma visita. Quem sabe o chef não revela a receita do brulée? Bjs!
CurtirCurtir
novembro 7, 2010 at 8:56 pm
Ta com muita moral!!!
CurtirCurtir
novembro 8, 2010 at 8:02 pm
Hahaha! Aeee Eugene :-). Vem logo para SP e agitamos uma harmonização de cervejas. Bjs!
CurtirCurtir
novembro 9, 2010 at 8:49 pm
Talento é tudo! Bj
CurtirCurtir
novembro 15, 2010 at 9:05 pm
Edgar! Tudo bom? Legal ter seu comentário por aqui. E você que manja de talentos culinários vai adorar o próximo post do Yakitori que vou subir em breve… Bjs!
CurtirCurtir
novembro 12, 2010 at 4:05 pm
Dani!
Te escuto quase que diariamente na CBN. Sou economista, contador e estudante de Gastronomia, portanto todos os assuntos que você aborda, têm pertinência comigo… hehehe
Estou te seguindo no “Salada”.
Abraço e boa temperança neste fim de semana prolongado.
CurtirCurtir
novembro 15, 2010 at 9:03 pm
Que legal Agostinho! Obrigada pela visita! E qual curso de gastronomia você faz? Abraço e volte sempre! Dani
CurtirCurtir
março 18, 2012 at 9:07 pm
[…] comida como pela simpatia e hospitalidade do chef Markus – já conhecido do Braun Café como personal chef de um inesquecível almoço, em 2010. O couvert opcional (R$ 9 por pessoa) traz deliciosos chutneys de manga e de tomates, […]
CurtirCurtir