FonDri

agosto 29, 2007

fondri.jpgJá que o frio voltou “pegando de surpresa os paulistanos”, nada como um vinho e um fondue feito em casa pra esquentar.

Esse ‘toast’ é uma homenagem à querida Adri Lutfi, que além de fazer um fondue leve e delicioso, incrementou os beliscos com opções criativas ao pão italiano, como legumes e damasco. Coisa fina.

Aqui vai a receita que ela mesma escreveu por e-mail para o Braun Café. Com vocês, o FonDri:

“A receita é simples… basta usar 500g de queijo ementhal e mais 300g de gorgonzola, ralados grossos. Eu não uso o gruyere, porque o gorgonzola dá um gosto mais marcante e especial. Para preparar, é necessário também ter vinho branco (Miolo é ótimo e barato), alho e noz moscada.

Untar a panela de fondue com 2 dentes de alho. Aquecer um pouco de vinho na panela (sem ferver) e ir acrescentando, aos poucos, o ementhal ralado. Mexer sempre. Terminado o ementhal, pingar mais vinho (o equivalente a 2 colheres de sopa) e colocar o gorgonzola por último, aos poucos.

O ideal é ir experimentando com o gorgonzola para evitar que o sabor fique marcante demais. Pode colocar mais vinho no fim também, porque ele faz com que a mistura combine mais com os legumes que vão mergulhar no queijo. O toque final é 1 colher de chá de noz moscada em pó. Levar a panela para a mesa.

Na mesa, além dos pães italianos, eu sirvo abobrinha, beringela, batata bolinha (aquela bem pequenininha), couve de bruxelas… você pode brincar com os legumes que quiser (e que fiquem em um tamanho bom para espetar).

Da última vez que fiz, experimentei com as batatinhas. Ficou uma delícia. A beringela também fica demais. Eu recomendo assar no forno antes (cortando-a em metades e, depois, em quadradinhos). Todos os legumes devem estar “al dente”, porque senão desmancharão dentro do queijo.

Outra dica: espetar damasco seco no queijo. Fica um tesão! É bom para quem gosta de misturar doce com salgado, mais para o final.

Para acompanhar, vinho branco ou tinto, ao gosto do freguês!” (Foto: Fiery-Foods.com)

Publicidade

2 Responses to “FonDri”

  1. Eduardo Says:

    Boa.
    parabéns pelo blog. Entrou no meu favoritos.
    abs.

    Curtir

  2. dinnoviel Says:

    nossa, interessante esse fondue…hahaha…adorei!
    moro no rio, mas faço sempre fondue com meu namorado!
    achei seu blog quando estava procurando google por “peixe prego”!haha…eu e meu namorado estamos nos aventurando em fazer comida japonesa, então toda informação é bem vinda!!
    com certeza vc estará linkado em minha lista favorita!
    abraços!

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: