Caminho para a Índia

abril 20, 2008


(O delicioso caminho para a Índia, do lado de casa. Foto: Divulgação)

Nem sempre é fácil fazer um pedido em três pessoas, especialmente diante do vasto cardápio de um restaurante indiano. Há algumas semanas estive no meu vizinho, o Tandoor, com duas amigas e fizemos o que eu chamo de pedido perfeito. Todas ficaram muito satisfeitas e sobrou apenas a boa lembrança para contar a história.

Tandoor é um forno côncavo feito com um barro especial do Norte da Índia onde são preparadas carnes assadas no espeto ou o naan, um pão achatado como o sírio, assado nas bordas do forno. Ele é servido quente, bem macio e seu sabor levemente adocicado casa muito bem com molhos chutney, de iogurte com hortelã, de tamarindo e outros servidos de entrada. Você pode variar pedindo o naan de alho, mas não dispense os molhinhos.


(Frango e naan: especialidades do forno de barro. Foto: divulgação)

Para beber, se não estiver a fim de um chardonnay ou de uma cerveja leve, que harmonizam muito bem com a temperada comida indiana, peça o Lassi – yogurte batido com groselha que leva essência de rosas e que tembém tem uma versão batida com sal. Quem já esteve na Índia recomenda o yogurte para rebater os efeitos dos inevitáveis pratos apimentados de lá. Nós pedimos o Sherbet, refresco simples com a groselha vitaminada indiana.

Degustando o naan fica mais fácil estudar o cardápio de um restaurante indiano. Digo estudar mesmo porque você se depara com praticamente todas as carnes, peixes e vegetais preparados das mais variadas formas e de difícil pronúncia. Escolhemos o Saagwala Gosht (carneiro cozido em purê de espinafre, tomate e gengibre), o Vegetable Curry Mix (vegetais ao molho curry), uma porção de arroz branco e o Murg Tikka Masala (cubos de frango lentamente assados no tandoor com cebola e especiarias).


(Entrada do Tandoor, bom preço e ótima comida. Foto: divulgação)

O “lentamente assados” nos custou uma espera maior do que a habitual, mas valeu a pena. Os cubos de peito de frango com cebola estavam tenros e deliciosos, como todo o pedido. Para arrematar pedimos uma porção de Kesari pullao, o arroz, desta vez com especiarias – o vermelho intenso e o consequente sabor dão mais graça ao acompanhamento.

O pedido não tinha nada apimentado, mas quem quiser arriscar já encontra a sinalização dos picantes no cardápio. Ao final da refeição, o trio ficou satisfeito. Reparei que, apesar dos temperos fortes, a comida era leve e não me deixou com azia, como já aconteceu no querido Gopala Prasada, popular vegeta-indiano da cidade. Prefiro sair do restaurante com lembranças da Ásia, com ‘s’.

A conta do banquete foi justa: R$ 40 por pessoa. Pulamos a sobremesa e não pedimos bebidas alcóolicas, mas o preço é inferior ao de concorrentes como o Govinda ou o Ganesh. E quem trabalha pelas redondezas ainda pode pagar menos. No almoço, durante a semana, das 12h às 15h (exceto nos feriados) é servido um buffet das especialidades, que custa R$ 20 por pessoa.

Tandoor – Rua Dr. Rafael de Barros, 408, Paraíso. São Paulo. Tel: (11) 3885-9470.

Anúncios

3 Responses to “Caminho para a Índia”

  1. PH Says:

    Vi um programa de viagens/culinária (sim, sou chato para comer, mas gosto muito de cultura) que mostrava um vilarejo no norte da Índia e a produção desse pãozinho. O detalhe é que as mulheres usavam os pés (!!) para tratar a massa antes de ir ao forno. O apresentador comeu. Espero que aqui usem as mãos mesmo. Limpas de preferência.

    Curtir

  2. Kay Says:

    Hummm que deiícia amiga!
    Fiquei com vontade.
    Só falta converncer o Mau, e podemos dar um pulo no meio da semana. Aí te conto.
    beijos e até de noite!

    Curtir

  3. enochatos Says:

    Olá,

    Estou elaborando um estudo sobre o Perfil do Consumidor de Vinho, que é o foco do meu Blog, o http://www.enochatos.com.br.

    Para isso criei uma pesquisa online e rápida, de multipla escolha, que se responde em 1 minuto.

    Se você puder me ajudar a divulgar eu agradeceria.

    Para responder a pesquisa é só acessar o link abaixo.

    Em cada questão selecione a resposta e clique em “votar” e vá para a próxima :

    http://www.enochatos.com.br/index.php/2008/05/03/perfil/

    São só 13 questões de multipla escolha.

    Obrigado pela ajuda,

    Claudio
    http://www.enochatos.com.br

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: