Experiências
janeiro 3, 2009
O que você vê na foto acima ao lado do purê de batatas? Um peixinho ou um bifinho à milanesa? Imagino que “erva-doce à milanesa” não passou pela sua cabeça, nem pela minha. Que tal rever seus conceitos em 2009?
Quando esse prato foi servido no almoço do spa Viktoria Garten – voltei no final do ano passado para aproveitar dois dias, que tinha de crédito – mais uma vez me surpreendi com a criatividade da culinária vegetariana. Ótima dica para enganar crianças e até adultos que rejeitam vegetais. Ah sim… estava uma delícia, especialmente com o molho de salsão e endro.
E aproveitando que é hora de desintoxicar, publiquei novas fotos desta segunda temporada no spa, no Flickr do Braun Café. As imagens podem inspirar o movimento saúde, após a esbórnia das festas de final de ano. Sopinha de cenoura com curry, salada de pepino ralado com molho de cream cheese e até um iogurte batido com mel e calda ‘artística’ de framboesa dão graça à refeição, são fáceis de fazer e passam longe da ‘dieta deprê’.
Alguns restaurantes já estão se adaptando ao movimento saudável do início de ano. O Guia da Folha indicou o festival de saladas do Nonno Paolo, no Paraíso, em janeiro. Vou tentar resistir às pizzas, massas, carnes e especialmente ao delicioso pastel de camarão deste meu vizinho. Impressionante como o cardápio do Nonno é variado e 90% dos pratos são bons.
E agora, outra grande descoberta do final de 2008. O que você vê ja foto abaixo? Vinho? Acertou. De uvas? Não. Impossível? Sim… impossível provar apenas uma taça deste leve e refrescante vinho de jaboticaba produzido diretamente da casa do Ricardo Casson, no Tatuapé.
Casson, que já tem um bom sobrenome para batizar vinhos, é um cara da tecnologia, mas seu laboratório não se restringe aos bits e bytes. No ano passado ele resolveu encarar o árduo processo de produzir vinhos com frutas diferentes.
Felizmente fui presenteada com algumas garrafinhas dessa poção mágica dos Ursinhos Gammy. O vinho de jaboticaba é nota 10. Tem baixo teor alcoólico, um delicioso aroma da fruta e ainda é saudável. Se sobrar alguma garrafa por aqui acho que dá uma bela sangria.
Feliz ano novo, com muita saúde, alegria e deliciosas experiências!
janeiro 4, 2009 at 6:34 pm
É, a culinária vegetariana é surpreendente, mesmo. Sempre frequento restaurantes “naturais” e eles são bem criativos, como o dia em que comi quibe de berinjela. Interessante.
Dani, depois de pensar e repensar, resolvi que o nome do meu Blog será “Blog do Frata™”. Se puder arrumar nos links, agradeço. Ah! Agradeço também pelo link.
Beijos e ótimo 2009 pra você.
CurtirCurtir
janeiro 28, 2009 at 11:49 am
Dani, realmente o Viktoria possui excelência no quesito “inventividade para cozinha vegetariana”. Nunca esquecerei as panquecas de escarola ao molho de queijos que comi lá – até levei umas para casa. Você teve a oportunidade de experimentar?
Ah! Mudando de alhos para bugalhos – no caso, de verdes para carnes – pode ser que, enfim, eu faça para você aquele toast do porco preto… eeeeeeee. Vamos torcer!
Beijos
CurtirCurtir
fevereiro 3, 2009 at 1:17 pm
Rê, espero ansiosamente o toast do ‘porco preto’ e o queijo serra da estrela diretamente de Portugal. Hummm! Bjs!
CurtirCurtir