Leblon na pressão

agosto 21, 2006

rio.jpg

O bairro do Leblon, onde a vida é uma novela das oito, abriga alguns dos mais tradicionais botecos do Rio, que os paulistas reproduziram bem, embora os originais preservem iguarias que valem cada centavo da viagem.

Lá você se depara com o Bracarense (o ‘Braca’) e sua delícia de camarão, uma empadinha que tem dois camarões entrelaçados no topo e vem recheada com camarões-rosa e catupiry. Peça uma, tenha paciência se demorar porque eles assam a delícia na hora, dê uma mordida, vire na direção do Cristo Redentor, agradeça aos céus e peça mais uma. Já chope do Braca – aguado, muito gasoso e servido em copo de suco – não estava a altura das delícias do balcão.

bracarense300.jpg

Esta é a segunda vez que faço um tour por alguns botecos do Rio – e todos servem chope Brahma (vire-se novamente na direção do Cristo…) – e percebo que o conceito de chope dos paulistas difere nos quesitos harmonia e colarinho. Os amigos cariocas explicam que chope com colarinho acima de um dedo é considerado desperdício. Quer espuma meu camarada? Então peça “na pressão” sempre.

No clássico bar e restaurante Jobi, a pressão funcionou muito bem. Aliás, o Jobi tem uma das cozinhas de boteco mais extensas e competentes que conheço. Do balcão deste lotado boteco no estilo alemão saem tanto excelentes patinhas de caranguejo à milanesa como um sanbuba de filé com queijo no pão francês, que derrete na boca. Jobi Jobá!

Dica de outras viagens ao Rio, o Boteco Belmonte, faz uma senhora empadinha aberta de catupiry e carne seca. O chope (na pressão… rs) é ótimo. E os caras do Belmonte Leblon até criaram um serviço de van para carregar os botequeiros, da Barra da Tijuca ao Leme. Devia virar lei.

Como a maiora dos botecos e restaurantes cariocas fecham cedo, o point da madrugada é a Pizzaria Guanabara – a do Leblon, recomendam os locais e brothers na ponte aérea como Laham. Até 7 da manhã é possível tomar um bom chopinho. A pizza ficou para a próxima viagem.

Bracarense: Rua José Linhares, 85 B. Tel.: (21) 2294-3549
Jobi: Av. Ataulfo de Paiva, 1166-B. Tel: (21) 2274-0547
Belmonte Leblon: Rua Dias Ferreira, 521. Tel: (21) 2294-2849
Pizzaria Guanabara: Av. Ataulfo de Paiva, 1228. Tel: (21) 2294-0797

Publicidade

One Response to “Leblon na pressão”

  1. brauncafe Says:

    Comentários feitos no toast original do Brauncafe.zip.net:

    [PH]
    Da próxima vez experimente o sanduba de lombo com abacaxi do Cervantes. Fica em Copacabana, mas tenho certeza que o assalto que vi foi igualzinho a um assalto no Leblon.
    23/08/2006 17:20

    [Eugene] [sinaisdefumaca.zip.net]
    Evite o Guanabara. Pizza de Pão Pullman sem molho de tomate. Pizza no Rio só no Estravaganza e na Fiametta. Bjs e ótima a visita! Volte sempre!
    22/08/2006 16:10

    [Alê]
    Carioca sabe bastante de petiscos de botecos. Mas num entende nada de chopp…
    22/08/2006 11:39

    [Renata]
    É isso aí! Abaixo o colarinho de cinco dedos!!
    21/08/2006 18:55

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: