Brincadeira do copo

dezembro 29, 2006

jomar.jpgA foto já mostra o que o espírito botequeiro pode provocar após 12 horas de bar em bar em Belo Horizonte. A saga começou em um sábado (14 de outubro de 2006), com um almoço no Parrilla del Mercado, que fica ao lado do Mercado Distrital do bairro de Cruzeiro – uma versão reduzida do maravilhoso Mercado Central de BH.

Após alguns chopes para curar a ligeira ressaca do dia anterior, sob a orientação do amigo Jack, anfitrião nota dez, pedimos uma saborosa linguiça de cordeiro e deliciosas batatas assadas com creme de roquefort. O protagonista foi um belo corte de carne à moda uruguaia com um molho ao poivre [de chorar de felicidade] e mais batatas com roquefort.

Muitos chopes depois, os animados foram direto ao Estabelecimento, bar aberto pelo Gibi – empreendedor do mercado botequeiro de BH – onde o querido Jomar (na foto) sempre dá uma uma palhinha na roda de samba. A presença do queiro amigo fluminense cantando samba e todo o esquema de fundo de quintal do Estabelecimento dão um espírito carioca ao boteco mineiro. A porção de asinhas de galinha com molho especial, apesar de um pouquinho salgada, caiu muito bem com o samba e a cerveja, como sempre, estupidamente gelada.

A roda de samba acabou, mas a diversão não. Deixamos o quintal a pé em busca de uma nova acolhida. De portas abertas, o Gibi, que é a cara do Tom Zé, nos recebeu no bar que leva seu nome, pela segunda vez. O lugar tem um pique mais paulista, com páginas de clássicos dos quadrinhos, como o Recruta Zero, decorando as paredes. No dia anterior tinhamos provado o excelente caldinho de bobó de camarão e um mito: pescoço de peru.

O Gibi diz que um dia tinha sobras de pescoço de peru – natalinas talvez – e foi ver no que dava. O ensopado é bem temperado, o processo de degustação é, como diz o ditado, como ‘carne de pescoço’, mas o sabor não é surpreendente. Já comi pescoço de peru. Pronto. Próximo!

Voltando à saga, no segundo dia do Bar do Gibi, eu e Clau resolvemos pedir bolinho de espinafre. Peso na consciência? Necessidade de comer verdura à uma da manhã? Bom, era bem frito, o que elimina qualquer uma das preocupações anteriores, bem gostoso, todo mundo comeu e repetiu.

Lá pelas tantas, os meninos resolveram fazer a primeira brincadeira do copo e me aplicaram um teste cego. Como eu não acompanhei a mesa e quis pedir Original dizendo que era muito melhor que Brahma, três copos depois, trocaram o meu e continuei bebendo a minha Originalíssima Brahma, até que começaram a me perguntar se a Original estava boa.

Tenho a desculpa de ter perdido o paladar, já que estávamos no terceiro boteco do dia, mas isso não resolve tudo. Fiquei com a pulga atrás da orelha. Será que eu teria escolhido a Kaizer naquele teste cego divulgado este ano indicando a ‘não-cerveja’ como favorita? Não… não… nem pensar!

Os espíritos botequeiros brincalhões não se deram por satisfeitos. O Gibi (Tom Zé) tinha de fechar as portas então fomos dar uma volta em busca de outro boteco aberto, o que costuma ser raro em BH, na alta madrugada. A solução foi comer algo para forrar o estômago antes de dormir. Coisa leve. Só um mexidão mineiro bem servido e mais… um poquinho… de cerveja…

Alê e Clau conseguiram levantar, no dia seguinte, para fazer um cooper no Mercadão tentando comprar o máximo de queijos e doces antes que as portas se fechassem, às 13h, no domingo. Me lembro de pedir para o Alê comprar doce de leite e dizer “nunca mais vou me levantar…”

Parrilla del Mercado – Rua Ouro Fino, 452, Mercado Distrital, Cruzeiro. Tel (31) 3225-5507

Estabelecimento – Rua Monte Alegre, 160, Serra. Cel: (31) 9666-1569

Bar do Gibi – Rua Cláudio Manoel, 329, Funcionários. Cel: (31) 9737-1290

Mercado Central – Av. Augusto de Lima, 744, Centro.

Anúncios

One Response to “Brincadeira do copo”

  1. brauncafe Says:

    Comentários feitos no toast original do Brauncafe.zip.net:

    [Alê]
    E na correria eu comprei pouco doce de leite, o que o pessoal lá de casa não me deixa esquecer… Mas valeu a visita, como sempre! O Mercado de BH é um programão!
    16/01/2007 19:07

    [XPCMASTER.ZIP.NET] [xpcmaster@yahoo.com.br] [xpcmaster.zip.net]
    Legal os leats, visite minha Pagina tbm !!!!!!!!!!!!!

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: