Basilicata é cosa nostra!

março 18, 2007

basilicata_250×300.jpg

Domingo pra mim é dia de massa. Especialmente agora que o outono começou a dar as caras em São Paulo. Fala a verdade se não é uma delícia comer aquele spaguetti ao sugo acompanhado de um bom pão italiano? E ele vai bem antes do almoço, com manteiga ou antepastos, e até depois para não desperdiçar o molho que ficou no prato.

Em busca de um bom pão italiano – é… porque o que vejo nos hipermercados é dureza – finalmente, neste domingo, dei uma passada na Loja Basilicata, no bairro do Bixiga.

Bem que a Kay e o Mau falavam: “Tem uma fornada por volta do meio dia”. Cheguei 12h20 e fiquei maravilhada. Na entrada, um provolone gigante já impõe respeito. A Basilicata é lugar de tradição.

E nada mais tradicional do que ver muita gente falando alto na mercearia, me pedindo licença enquanto eu atrapalhava o trânsito empolgada tirando fotos, e um senhor, provavelmente italiano, falando da vida com o caixa na hora de pagar seu pão.

Depois de passar por variedades de massas, vinhos, queijos e antepastos mil, chegue no balcão e peça o seu pão italiano. Meu! Por 3,80 reais o seu domingo ficará muito mais paulistano.

Bom… isso se você conseguir entrar e sair de lá só comprando um pão. Eu não resisti e peguei um pedaço do pão de calabresa, que estava lindo e… sensacional. Da próxima compro o inteiro, que sai por 9 reais. Não vou nem falar do balcão de doces, que inclui lindos canollis.

P.S.: O pão italiano acompanhou um spaguetti à bolonhesa. Experimente refogar os temperos com pedacinhos de bacon e depois adicionar a carne moída, antes do molho. Fica outra coisa belo.

Basilicata – Rua Treze de Maio, 614 – Centro. Tel. (11) 3289-3111 Todos os dias das 7h às 20h. Domingo até 14h.

Anúncios

3 Responses to “Basilicata é cosa nostra!”

  1. brauncafe Says:

    Comentários feitos no toast original do Brauncafe.zip.net:

    [Kay]
    Valeu a dica Alê! Só um aviso aos “Adoradores de Canollis”: o doce na Rotisserie Bologna, na Augusta, é BEM mais gostoso que o da Basilicata. Então, TAKE THE BREAD, LEAVE THE CANOLLI! bacio per tutti
    21/03/2007 08:49

    [Alê Scaglia]
    Pra quem gosta de um bom pão italiano e não quer ir até o Bixiga eu recomendo uma visita à padaria do Rogério (o nome oficial é Empório Itaim), que fica na Tabapuã, esquina com a rua Salvador Cardoso – pertinho da marginal e do Milk Mellow. Sem patriotada (porque o dono é meu brother, vou avisando): tô pra comer pão italiano melhor!
    19/03/2007 23:03

    Curtir

  2. weno Says:

    visitante novo por aqui, 1o post.
    assim como todas as lojinhas do bixiga o basilicata tem centenas de opções para o seu almoço ficar mais italiano possível.

    mais tradicional ainda é a “italianinha”, pequena mercearia que fica ao lado do teatro.

    gostei do blog. devidamente gravado e assinado para visitas freqüentes 🙂

    Curtir


  3. Andava pela net em busca de uma imagem que traduzisse BEM a Basilicata. Achei em seu blog.
    Gostei demais. Parabéns. Aliás, “roubei” tua foto — mas juro que dou os créditos [hehehe]. Justifico: mudei-me pro Rio; não tem mais como fotografar a Basilicata, da qual tenho saudades (aliás, sou saudosa do Bixiga inteiro, inclusive da Festa da Achiropita, que ia sempre!).
    Gostei das dicas daqui, especialmente a do Bar da Urca, ao qual pretendo ir. Abraços!

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: