Ciber ou café?

maio 29, 2007

jamon3.jpg

Sei que é um crime ficar um mês sem atualizar um blog e estava morrendo de saudades do Braun Café, mas pense comigo: você prefere ficar duas horas escrevendo em um cibercafé feioso com maquininha de Nescafé ou passar estas duas horas com os amigos em um café de Madri ou em um pub de Londres?

Conto com o perdão do leitor e prometo recuperar o tempo bebido dando as dicas de uma viagem de 22 dias entre a terra do jamón e a do fish and chips para o Braun Café Internacional.

Comida de avião não vale, mas preciso comentar que o vôo da Ibéria (São Paulo-Madri) serviu purê de batatas, carne refogada e… abobrinha!!! E estava bom! A foto da exceção que confirma a regra está no Flickr.

Museo del Jamon. Depois de ver as fotos da viagem da Dani Moreira e do Vinícius para a Europa, no ano passado, esse era meu primeiro alvo em Madri. Logo depois de acertar a vida no Hostal Marlasca, lugar bem bacana e providencialmente localizado no coração dos bares de tapas perto da Puerta del Sol, eu e Alejandre Scaglia fomos dar um rolê e achar o museu.

Palácio del Jamón? Paraíso del Jamón? Não. Eu (chatonilda) queria o Museo, que o Alê felizmente encontrou em uma travessa da Calle Mayor.

A maior concentração de presuntos de porco – Serrano, Murciano, de Salamanca e muito mais – que alguém pode encontrar na vida faz juz ao nome do local, uma mistura de padoca, boteco e casa de frios, com salão de restaurante no andar de cima.

Cansados do rolê fomos direto ao salão para comermos a primeira porção de jamón sentadinhos. Aí vem a primeira lição para turistas na Europa: sentou, sorriu, pagou mais caro. Todas as comidas têm um preço no balcão e outro [maior] para quem vai se sentar. Em Londres é a mesma coisa. Então não é só por pressa ou costume que muita gente come na rua, no metrô e no balcão. O negócio é “to go”.

jamoncafe.jpg

Prezando nossos euros, eu e Alê encostamos no balcão e pedimos o tradicional bocadillo de jamón com queso no Museo del Jamón. O jamón estava ótimo, mas o pão digamos que foi meio duro de engolir. Para ajudar, seguindo a dica de Dani e Vini pedi uma taça de sangria. Muito boa e fuerte! O espanhol não economiza no vermute. ¡Beleza! Alê foi de caña (o equivalente a pedir um chope) de Amstel, que estava bem boa.

Logo vimos que o Museo del Jamón é uma franquia – você sempre esbarra em um por lá. A Dani tinha indicado o Museo na rua paralela a do nosso hotel. Valeu Dan. Achamos a fachada poperô do lugar e viramos fregueses do café-da-manhã. Por 3 euros (no balcão) você toma suco de laranja, café com leite e come um belo misto quente (com presunto normal mesmo, que está ótimo) no pão (mole) de forma. Tem até croissant na chapa com manteiga. Queria ter uma padoca dessa do lado de casa.

Café-da-manhã mais barato só na Pans&Company, uma rede de fast food que serve sandubas e bagles. Por 2 euros você come dois sandubinhas okay e toma um café com leite grande. Prefiro o misto do Museo, mas tem o trocadilho da viagem: ‘se pans você cola lá que é mais barato’.

Impressionante como há caça-níqueis em todos bares, cafés e museus do jamón na cidade. Deve ser a estratégia para você jogar os euros que economizou ficando em pé. Muy amigos.

Anúncios

2 Responses to “Ciber ou café?”

  1. Renata Says:

    Scheila, amiga,

    Sou muuuito desnaturada!! Estou aqui degustando coisas maravilhosas na terra da sardinha e não tirei uma fotinha sequer para você!! Por exemplo, ontem eu comi um “espetado de porco preto” com salada de queijo feta e carneiro na brasa e estavam todos sensacionais!!! Ai, ai, ai. Vou tentar me redimir.

    PS: lindinha, os portugas fazem um pão com bife maravilhoso, o prego no pão, vc já comeu??? Adooooro pão com BIFE. 🙂

    Curtir

  2. Alejandre Sierra Says:

    Hola, Braun!!! Num creio que você, depois de cometê-lo ao vivo, publicou o trocadilho do “se pans você cola lá”! hehehehe
    E pra fazer jus ao Alejandre, vou assumir meu sobrenome espanhol e dizer pra todos: visitem o Museo do Jamon, mas evitem o pão do lugar, que é horrível. Todo o resto é ótimo, aliás.
    😉

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: