Portobello… be happy
julho 10, 2007
A feira de antiguidades da Portobello Road, em Londres, é um passeio delicioso. Bem lembrou a Kaks Garcia, que morou por lá e fez questão de indicar a rua comprida cheia de turistas e locais aos sábados.
Entre milhares de lojinhas, brechós e barracas de antiguidades, a vitrine de um restaurante exibia suas especialidades e o cardápio dentro de um Fiat 500 (o ‘cinquecento’ antigão) cor de laranja – uma prova de que os italianos realmente são apaixonados por carros e comida.
Descendo a rua, enquanto experimentávamos um chapéu aqui, uns óculos ‘cheguei’ acolá e procurávamos manter Valim longe dos discos, começaram a aparecer as barracas de feira tradicionais. Claro que, em Londres, a feira também é bagunçada, porém ‘polite’. “Beautiful girl doesn´t pay… but does not take!” não rola.
Depois de comer muitos sandubas, na loucura da cidade, é reconfortante ver de perto lindos (e caros) legumes, frutas, verduras, secos e molhados. A vontade é encher a sacola e levar tudo para a casa de alguém que tenha o fogão mais próximo.
No espírito ‘Jamie Oliver’, compramos uma caixinha de framboesas frescas (bem azedinhas). E se o hortifrutis já abrem o apetite espere até chegar às barracas de comidas.
Gigantescas paelleras borbulhantes exalando o perfume de Madri deram saudades e muita água na boca. A fome aumentou diante de tinas de robustas azeitonas pretas temperadinhas, queijos variados, azeites para degustação, crepes, sanduíches de falafel… chuva, Londres, e vamos no falafel mesmo.
Embaixo da garoa chata, a barraquinha apertada do “Happy Vegetarian” nos salvou. O dono, Sr. Mustafa, é fã de brasileiros. Divide seu anúncio “Vegetarian! Eat Well! Live Well!” de um lado do flyer com o curso “Abada Capoeira – Afro-Brazilian Martial Art, do Mestre Camisa”, de outro.
Pela fartura, até que o falafel era barato (2,50 libras se não me engano). Enrolado no pão sírio quentinho o wrap acomodava, além dos bolinhos de favas, cebola roxa, homus, iogurte, salada, cebolinha, hortelã e não sei mais o quê, mas estava gostoso.
A simpatia do dono e o sabor ‘bem picante’ do falafel – não adiantou pedir sem pimenta – ajudaram a detonar a soda do Alê e minha frescura com a chuva. Don´t worry… be happy em Portobello.
Happy Vegetarian – Unit 104, Portobello Market – Londres.