Lá vem o pato…
julho 23, 2007
A pequena Chinatown de Londres é praticamente uma praça de alimentação monotemática. A quantidade de restaurantes chineses por metro quadrado é impressionante. E, devo dizer que, apesar da fome e graças ao Valim, não pagamos o mico de comer algo parecido com fast food nos kilos de preço único. Pagamos o pato mesmo.
Valim arregalou os olhos diante dos patos assados pendurados na vitrine de um dos restaurantes. E lá fomos nós atrás do melhor e mais barato menu de Chinatown. As opções variam de 10 a 17 libras, dependendo da ‘sequência chinesa’. Geralmente, além do pato crocante, eles servem o básico shop suei, pratos de carnes e legumes. O menu fica mais caro quando entram camarões e outros frutos do mar.
Seguindo a velha e boa teoria da rua paralela, onde tudo geralmente é mais barato, achamos um menu com o tal pato assado por 10 libras no Super Star, restaurante jeitosinho, com bom atendimento.
Alê já mandou uma pilsen chinesa bem gelada e esperamos com o estômago nas costas. Quando começamos a olhar o guardanapo com outros olhos, lá vem o pato!
Crocante por fora e bem assado por dentro, o crispy duck à moda de Pequim vem derretendo. É desfiado com duas colheres, na mesa, pelo garçom e serviço com uma cumbuca de finíssimas massinhas, um molhinho meio agridoce e um pratinho com tiras de funcho e pepino. Basta pegar a carne já desfiada, montar seu ‘burrito’ e mandar ver. Simples e delicioso!
O menu ainda incluía três pratos chineses mais simples: frango com legumes, um cozido vegetariano e um prato de lascas de carne de porco empanadas e picantes com cebola. Comemos a valer, pagamos 15 libretas por cabeça e saímos de lá sorrindo. A sequência estava gostosa, mas depois do pato “Super Star”, a sequência virou figuração.
Super Star Restaurant – 17 Lisle Street – Londres. Tel: 020 7287-1717.