Yuzu é pra jacu

novembro 4, 2007

yuzu_300.jpg

Por Henrique Martin*

Começando a série de toasts “Henrique asiático”, o primeiro da coisa mais legal que bebi nos últimos tempos: Yuzu. Antes, uma breve introdução ao mundo dos líquidos no Japão: bebe-se muito chá (menos exóticos que na China; os mais comuns são o Oolong e o Verde), muito café gelado (bizarro, mas real, nas variantes puro ou com leite), porém muito pouco qualquer coisa gasosa. Eles são meio que contra coca-cola e bebidas gaseificadas em geral.

Tente achar um mísero restaurante em Tóquio que sirva coca! Nem fast-food de curry indiano vende! Os japinhas olham com cara de ‘que é isso?’. É mais fácil achar Calpis Soda (a com gás) na Liberdade que no Japão (é sério – só vi em uma vending machine e era latinha).

yuzu2_300.jpgMas alguns lugares selecionados não têm coca-cola, mas têm Yuzu (ou Yuzu Soda). E é sensacional. Yuzu, em comparações ocidentais, é como se fosse uma Schweppes Citrus melhorada demais, com mais laranja e bem mais amarga (talvez sem a maçã da Citrus). Vem em versões prontas, servidas como refrigerante mesmo, ou preparadas na hora.

Alguns lugares, como o Cafe Moco (delicadamente apelidado de “mocó”), em Akihabara, fazem do modo “roots”: botam uma geléia de laranja e especiarias no fundo do copo, enchem de gelo e de soda limonada. Fica sensacional e vem com uma colherinha de pau para você comer a geléia que ficou lá embaixo.

De qualquer modo, os japoneses mais tradicionais vão estranhar se um ocidental pedir Yuzu – acho que eles acreditam que é algo tão cool pra um gringo beber ou, sei lá, não é coisa pra estrangeiro. Mas vale a pena e você ganha o respeito deles – mais que isso, só se cantar em japonês em um karaokê.

*Henrique Martin é jornalista de tecnologia e editor do site Zumo. Recentemente viajou ao Japão, de onde trouxe diversas curiosidades gastronômicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: