O suflê da boa lembrança

janeiro 18, 2008

Por Luiz Minervino*

suflemarcel.jpg
(Suflê de queijo com alho-poró do Restaurante Marcel)

Sei que não estamos na época mais propícia do ano para falarmos de suflês, um prato típico francês, de forno, portanto pesado e aconselhável para dias frios.

Mas, para começar, devo dizer a vocês que sou um fanático seguidor da Associação da Boa Lembrança. O nome já diz quase tudo, mas a história merece ser contada com alguns detalhes.

Quando visitamos um lugar diferente, conhecemos alguém interessante ou assistimos a um filme genial, sempre guardamos um souvenir. Seja uma fotografia, um cartão ou um ticket usado. Por que não fazer isso quando degustamos um prato criativo e bem preparado?

A idéia é de Danio Braga, fundador e vice-presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, a Emilia Romagna, e de Parma, sua cidade natal, Danio resolveu estimular, aqui no Brasil, o hábito de se levar uma lembrança simpática depois de uma boa refeição. Aliás, mais do que um simples souvenir, o Prato da Boa Lembrança é uma peça de arte, digna de ser colecionada.

O modelo é muito similar ao da Unione Ristoranti Buon Ricordo, que anualmente lança um guia com todos os restaurantes que oferecem os pratos da boa lembrança na Itália. Hoje, os associados incluem restaurantes de outros países (Japão, Áustria, França e Luxemburgo).

A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança conta hoje com dezenas de casas entre seus membros. Um número que tende a crescer dia após dia, seja pelo caráter ético do seu estatuto, seja pela nobre proposta de fazer com que ocasiões especiais façam parte da memória afetiva de uma infinidade de pessoas. Entrarei com mais detalhes sobre a associação num futuro post.

Numa das minhas várias idas ao site da associação para checar a chegada de novos pratos, vi que o bistrô Marcel tinha trocado sua receita. No mesmo dia, fui almoçar lá, sozinho mesmo, para aumentar minha coleção. O prato é o Suflê de Queijo Brie com Alho-Poró. Que coisa! Uma leveza como eu nunca tinha visto…

Costumo ir sempre no Marcel, restaurante tradicional francês, com quase 50 anos, especialista em suflês, mas onde prefiro pedir outros pratos típicos como o ótimo steak tartar, por achar o suflê um prato pesado. Por isso é oferecido em dois tamanhos.

Por que demorei tanto para provar os suflês??? Esse é sensacional, já que traduz exatamente seu nome – o queijo é bem percebido e o alho–poró não deixa que ele fique enjoativo.

Restaurante Marcel  – Rua da Consolação, 3.555, Jardins. Tel.: (11) 3064-3089. Rua Hans Oersted, 115,  Brooklin Novo – São Paulo. Tel: (11) 5505-2438.
Av. Hist. Raimundo Girão, 800, Praia de Iracema – Fortaleza. Tel: (85) 3219-7246 / 6767

*Luiz Minervino é economista e adorador da alta gastronomia. Poucos minutos após conhecer o Braun Café nos presenteou com este delicioso toast. Descobri que ele tem 42 pratos da Boa Lembrança! E eu que achava que meus nove já eram demais…

Anúncios

7 Responses to “O suflê da boa lembrança”

  1. Bia Minervino Says:

    Sou a esposa do Luiz ,e sempre que vamos ao Marcel sou eu que SEMPRE come suflê….. , e não foi que nesse dia ele não me levou …., comeu tudo sozinho e ainda voltou dizendo o quanto estava maravilhoso!!!!!!fiquei na vontade……..
    Ele é viciado nesses pratos da Boa Lembrança, mas posso dizer que nossa sala de jantar á admirada por todos que vem em casa.

    Curtir

  2. Fernanda Cardinali Says:

    Conheço o Luiz ha alguns – muitos – anos…e ele sempre foi um apreciador da boa comida, além de cozinhar muito bem também! É sempre um prazer poder ler sobre um assunto que todos amam: COMER BEM. Ainda mais com opinião de quem conhece sobre o que está falando!

    Curtir

  3. Jordana Says:

    Uia, colaboradores de outras paragens. Que sucesso esse blog!

    Curtir


  4. […] disse num outro toast nesse delicioso blog, sou seguidor dos pratos da Boa Lembrança. Inclusive tenho dois deles da […]

    Curtir

  5. Tiberius Ribeiro Says:

    vendo 6 pratos do restaurante beijupirá- porto de galinhas.2004, 2005, 2006, 2007 (02, um de porto e um do festival gastronômico do Recife), 2008. (85)88072474

    Curtir

  6. osvaldo batalini Says:

    Olá, bom dia!
    Quero saber quanto custa o prato da boa lembrança de 2005?
    pode entrar em contato comigo por gentileza?
    (13) 3022-1417
    Att,

    Osvaldo

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: