Terra à vista!
janeiro 16, 2008
Por Ronaldo Miranda*
Nestes tempos em que se prega a melhor relação entre custo e benefício, é comum que tenhamos de fugir dos bairros centrais para comer bem gastando pouco. Claro que há exceções, assim como elas existem quando se diz que comida de padaria é ruim.
Então esse post se propõe a ir na contramão de todos esses dogmas, apresentando uma padaria central onde se come bem e barato. Bom, você poderia argumentar que é fácil encontrar padarias com bons sanduíches em São Paulo, mas estou falando de pratos, e particularmente, de bacalhau que, convenhamos, não é um bife com fritas.
Se você é amante da iguaria portuguesa, não pode deixar de experimentar uma das seis opções da Padaria Aracajú, localizada o coração de Higienópolis, um dos bairros mais nobres da capital paulistana.
Indicada pela mãe da minha namorada, cujo ISO alimentar passa sobrando os 9000, a Padaria Aracaju oferece porções generosas com preços entre R$ 19,50 e R$ 26,00, que dão fácil fácil para duas pessoas. Tudo podendo ser acompanhado por vinho da casa ou uma long neck geladinha.
As opções são Bacalhau à Zé do Pipo, com natas, à Liberdade, à Portuguesa, com broa e à Gomes de Sá.
Como debutantes no local, Fernanda e eu chegamos tarde e tivemos de experimentar [pela primeira vez] a única opção restante, que era o bacalhau com broa. Ele vem desfiado e gratinado, com cebolas, azeitonas, tomate e broa de milho. E vem acompanhado de batatas ao murro. Sobrou de embrulhar pra levar pra casa, e tenho que dizer que há muito não comia um bacalhau tão bom. E olha que já morei em Portugal.
Se você, como eu, não quiser nem pensar em comida após essa esbórnia, sugiro que entre na padaria [sim, as mesas são na calçada] e leve para casa uns doces portugueses, que são vendidos por quilo em tamanho mini, sendo assim possível fazer um mix de tortinhas com amêndoas e os tradicionais pastéis de nata e toucinho do céu. Humm…
Para evitar a falta de algum desses pratos pode-se também encomendar o seu preferido, para comer in loco ou levar pro almoço de família. Basta telefonar com um dia de antecedência.
PS: Caso você não goste da culinária portuguesa, vi no balcão várias opções de pães recheados lindos lindos, e também uma variedade impressionante de doces árabes [!!!].
Padaria Aracajú – Rua Maranhão, 760 [esquina com a Aracajú] – São Paulo. Tel: (11) 3666-8857
*Ronaldo Miranda é designer, bom garfo e autor das tiradas do Blog do Ronaldo. A ele devo os primeiros ‘toasts’ que deram origem ao Braun Café.
janeiro 17, 2008 at 6:44 pm
É, por falar em bacalhau… Estou aqui.
Mas com o bacalhau é assim… Ame-o ou deixe-o! Apenas dessalgado, esmigalhado, com cebolas e alhos, às punhetas com um belo pão (bem feito, claro), um fio do melhor azeite que o seu dinheiro puder comprar…
Pode até comer na mesa de trabalho, entre uns escritos e outro. Claro, se os colegas deixarem…
CurtirCurtir
janeiro 21, 2008 at 7:36 pm
Dani e Ronaldo, PELAMOR!!!!! Estive na padoca no sábado e toda vez que lembro da visita eu babo no teclado… Enfim, vamos aos comentários:
1) A dica é: não se deixe levar pelo cardápio, que só registra bacalhau como prato do dia aos domingos, chame o “garçom” e pergunte o que tem de bacalhau – ele vai arrumar um prato pra você. No meu caso, o mesmo bacalhau com broa que o Ronaldo provou. Sensacional!
2) Convide os amigos, porque o prato dá pra 3 pessoas numa boa. Se no grupo tiver alguém que coma pouco, pode chamar um quarto elemento. Na pior das hipóteses vocês pedem um bolinho de bacalhau, outra delícia, pra matar a fome. Mas eu duvido…
3) Relaxe com o atendimento, que é um bagunçado, mas bem atencioso.
4) Vi uns frios fatiados e umas cestas de pães saindo que estavam lindos – mas depois do bacalhau nem tive coragem de pensar em provar mais nada. Voltarei!
Valeu pela dica!
CurtirCurtir
fevereiro 9, 2008 at 5:07 pm
[…] designer, bom garfo e autor das tiradas do Blog do Ronaldo. Não perca seu ó toatst “Terra à vista“ sobre os pratos portugueses da Padaria Aracajú. Posted by Daniela Braun Filed in […]
CurtirCurtir