Nêga Maluca, a terapia

julho 19, 2009

bolo
Cozinhar por prazer e sem obrigação definitivamente é uma terapia. Nada como preparar uma comida gostosa e deixar os problemas do lado de fora da cozinha.

Recentemente aprendi a terapia do bolo de chocolate com a clássica receita do “Nêga Maluca” ou “Peteleco”, que a Kay me passou. Não requer prática, batedeira nem liquidificador. É tão fácil que ela faz desde criança. Se você nunca fez um bolo, dê um peteleco em si mesmo e entre em ação! O resultado é pura felicidade.

Bolo Nêga Maluca (Peteleco)

Ingredientes: 2 xícaras de farinha, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de chocolate em pó, 1 xícara de água quente, 3/4 de xícara de óleo, 4 ovos e 1 colher de sopa de fermento (não muito cheia).

Modo de preparo (“Fracassos são bons mestres. Não tenha medo.” – Anthony Bourdain)

Ligue o forno na temperatura de 180 graus (ou médio) para que ele fique pré-aquecido por 15 minutos, o tempo máximo que você vai levar para preparar a massa.

bolo2

Unte uma assadeira com manteiga ou margarina na temperatura ambiente (não esquente a manteiga porque o bolo vai grudar). Polvilhe trigo na forma (bata de leve nela até que o trigo se espalhe e jogue fora o que sobrou). Uma dica da Kay: você pode polvilhar com chocolate em pó. Hummm… chocolaaate.

Em uma tigela bata os 4 ovos com o fermento (ele vai empelotar. Tenha calma e bata com os ovos até que ele se dissolva tranquilamente).

Coloque em uma tigela grande os ingredientes secos (farinha, chocolate em pó e açúcar) e misture. Agora na ordem: inclua o óleo, a água quente e os ovos batidos com o fermento.

Misture bem os ingredientes e dê um agito! Bata bem a massa na mão até que fique bem homogênea. Despeje a massa na forma untada e leve ao forno por 30 minutos sem abrir a porta. Segure a ansiedade.

Depois deste período faça o teste do palito: coloque um palito no centro do bolo. Se ele sair com pedacinhos da massa, deixe mais 5 minutos e vá testando com outro palito até ele sair quase limpo. Palito ok? Desligue o forno e deixe esfriar.
bolo3
Calda da Sol
Se quiser uma calda para incrementar seu bolo, aqui vai a receita fácil da Solange, a Sol, que sempre alegra a redação com suas doces terapias.

“1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite (com o soro), 1 colher de sopa de manteiga e 4 colheres de sopa de chocolate em pó bem cheias. Misture tudo e leve ao fogo, mexendo sempre até que fique cremoso. Aplique.”

Se estiver com preguiça de fazer calda, outra dica da Sol é polvilhar açúcar com uma peneira sobre o bolo para dar uma graça. Se estiver com a maior preguiça do mundo compre uma barra de chocolate Hershey´s Special Dark (60% cacau). Cura qualquer tristeza.

Anúncios

3 Responses to “Nêga Maluca, a terapia”

  1. Cris Sato Says:

    Dani,

    minha cunhada fez o bolo e ficou ótimo!!! só não colocou cobertura para que o pecado não ficasse ainda maior 😉

    beijo!!!

    Curtir

  2. georgia bastos Says:

    …….bolo de nega maluca foi uma das minha primeiras experiências com a cozinha,ainda criança, e é realmente uma delicia por isso que fui ficando e estou aqui até hj rsrsrsrrs

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: