Delícias da Turquia

novembro 20, 2011

Por Cecília Araújo*

Quando for à Turquia traga temperos e chás dos mercados de rua, aprenda a falar cominho em turco – eles colocam ‘kymion’ em tudo quanto é comida – e reserve espaço para as sobremesas, exceto um doce chamado ‘A ŞURE’. Ah sim: não deixe de fazer um passeio de balão na Capadócia. Estas são as dicas básicas da amiga Cecília, que esteve por lá em maio e fez uma seleção de quitutes  turcos para o Braun Café.

Çay: peça o chá turco de romã ou maçã

ÇAY – Isso, chá
Uma das primeiras coisas que me vem à cabeça quando eu me lembro da Turquia. Esses copinhos de chá estavam sempre presentes, assim como os minaretes, o moço chamando pras orações cinco vezes por dia e as mulheres  de lenço nas ruas.

Tem o moço que passa na rua com uma bandeja cheia de copinhos, os homens que ficam jogando gamão no final do dia e tomando chá com os amigos. Se você só pede çay, eles vão te servir o preto, então eu sempre especificava que queria de maçã ou romã.

Pudim de farinha de arroz, creme de leite e (o quê?) peito de frango

Kazandibi
Pudim à base de farinha de arroz, creme de leite e… peito de frango. Juro. Eles lavam e desfiam e lavam o frango de um jeito que vc não sente o sabor. Por cima, um queimadinha a la créme brulee.

Comi em uma doceira super tradicional no lado  moderno da cidade. A rua se chama Sofyali. Devo ter o nome em algum lugar. Gostei tanto deste troço, que quando cheguei de volta da Capadócia, fui até o outro lado da cidade pra comer pela última vez.

Figos secos e damascos gigantes recheados

Figos e damascos
Esse empatou com o pudim de peito de frango no quesito ‘deliciosice’. Figos (!!!) secos e damascos gigantes. O primeiro era recheado de nozes e o outro de creme de pistaches, ambos servidos quentes. Ao lado, um molho de frutas vermelhas e sorvete de creme. Jesus, Maria, José!!!

Também gostei bastante do restaurante: http://www.medusarestaurant.com/

A ŞURE: doce bonito e 'pega trouxa'

A ŞURE
O maior pega trouxa da história.

Fui numa doceira super tradicional (http://www.hafizmustafa.com) no lado antigo da cidade e me encantei por este doce. No final, era uma gelatina safada com umas nozes e um respingado de água de rosas. O suco de cerejas também era super artificial.

Blakava: massa filo, nozes trituradas e mel. Sempre mel...

Baklava (pronuncia-se ‘Baklavá’)
Este é o nome genérico do que eu acho que deve ser um dos doces orientais que a gente mais conhece.

Estava sensacional – massa filo, nozes trituradas e mel. Normalmente eles variam o recheio, usando o mesmo tipo de massa e mel. Sempre mel…

Comi no restaurante que eu mais curti em Istambul: Doy Doy. Servia uma comida tradicional deliciosa, com pão naan acabado de sair do forno.

Eu sempre ficava no terraço admirando a Mesquita Azul. Eles não vendem nenhum tipo de bebida alcoólica, mas  a comida é incrível e os preços são excelentes.

Künefe: doce à base de queijo de cabra servido bem quente

Künefe
Doce à base de queijo de cabra. A massa é preparada numa espécie de panquequeira que cospe fogo (foto abaixo).

Preparo do künefe na panquequeira que 'cospe fogo'

Depois é regado com mel, salpicado de pistache moído e servido bem quente.

Comi em um restaurante da Capadócia.

Todo tipo de tempero, chás infinitos, fumo pra narguilé, frutas secas...

Bazar de especiarias
Local 100% turístico, mas mesmo assim, lindo de morrer!

Milhões de cores, todo tipo de tempero, chás infinitos, fumo pra narguilé, frutas secas etc.

Do lado de fora, tinha umas coisas mais locais, tipo peixe e verduras frescos – um mercadão municipal, com pessoas normais fazendo compras pras suas refeições.

O vinho turco Yakut para não perder o trocadilho

*Cecília é minha amiga do coração, adora viajar nas férias e já virou correspondente internacional do Braun Café. Além das lindas fotos e dos ótimos comentários, agradeço os temperos desconhecidos que estou testando, a latinha de açafrão de verdade (rs) e um delicioso chá de frutas e flores que costumo tomar na charmosa caneca turca – entre as favoritas da minha coleção. Obrigada amigue!

Chá de frutas e flores do bazar das especiarias na caneca turca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: