Restrições

julho 11, 2006

CarneSecaComo é bom cozinhar para os amigos (quando a comida dá certo, é claro). Mas tem uma sensação melhor: converter alguém com a sua comida.

Certa vez fui preparar um prato bem brazuca no open house do querido Felitti, autor da foto ao lado e do popular CháQuente.

Carne seca acebolada com manteiga de garrafa, purê de abóbora, couve e arroz. Um dos convidados, ninguém sabia, não comia carne seca nem por decreto.

Imagine o sofrimento de ter alguma restrição alimentar, que vem a ser justamente o prato principal de um pequeno evento? Pense na sensação de estômago vazio e desespero pensando se revela que não come aquilo nem amarrado, se alega dieta, simula um desmaio, ou então torce para aparecer um cachorropela casa pra despachar o inimigo. E o medo de passar mal após a primeira garfada diante da cozinheira ansiosa? Que gastrite.

Acho que todo mundo já passou por isso. Tive um episódio, certa vez, com figo em calda. Olhei bem pra cara daquele figo verde de compota, coloquei um pedaço na boca bravamente e… detestei. Não consegui nem engolir o comentário “Ah. Não vai dar”, soltei. Ninguém se feriu, ou melhor, ninguém me feriu.

No dia da minha comida, a meiga e doce Dani Moreira foi digna. Ficou calada, enfrentou a carne seca, comeu e… repetiu. Depois daquele dia, Moreira nunca mais deixou de comer carne seca. Não só a minha, mas carnes secas de diversas cozinhas, em PFs, restaurantes, botecos, casas de família, bares, entre outros lugares. Agora, ela se prepara para ir à Europa onde deve eliminar outras restrições alimentares, ou então, levar carne seca na bagagem.

Essa história real de conversão foi revelada ao BraunCafé na semana passada, meses após o open house. Pouco depois, Dani estava diante, é claro, de mais um PF com carne seca. Que orgulho.

A linda carne seca e a manteiga de garrafa daquele open house vêm de um lugar mágico: o Açougue e Casa do Norte Santana, que não fica na Zona Norte, mas na Bela Vista e tem muitos produtos específicos nordestinos de boa qualidade. Vende até caldo de eguia (?). Indico para todos os feitiços culinários de conversão. Será que funciona com arroz e feijão? Aguardem os próximos capítulos de ‘Restrições’.

Açougue e Casa do Norte Santana: Rua Peixoto Gomide, 72 – Bela Vista.

Feitiço: peça para o açougueiro Pedro cortar meio quilo de carne seca. Ele vai dizer que é tão macia, que você nem precisa colocar na pressão. Ignore. Lave a carne um pouco em água corrente, corte em pedaços grandes e coloque na panela de pressão com água. Quando a panela começar o ‘chique-chique’ deixe cozinhar por 20 a 30 minutos.

Retire a pressão, escorra a carne e desfie com um garfo. Se alguém aparecer na cozinha oferecendo ajuda, terceirize a função. Refogue, na manteiga de garrafa, uma cebola grande cortada em rodelas. Ponha a carne, refogue mais um pouco, coloque um punhado de salsinha picada e mande ver.

Anúncios

One Response to “Restrições”

  1. brauncafe Says:

    Comentários feitos no toast original do Brauncafe.zip.net:

    [Edson]
    Hum….. que saudade da comida brasileira….eh maravilha!!!!!
    16/08/2006 19:21

    [Thais] [tcerioni@gmail.com]
    Oi, Dani, resolvi deixar de ser apenas mais uma leitora anônima. Estou pensando em me candidatar para ser a protagonista do próximo capítulo de restrições…. parabéns pelo blog, mto divertido. bjs
    14/07/2006 15:20

    [PH] [paulo@inkcom.com.br]
    Minhas tias velhas de Minas disseram que se vc conseguir me converter vão mandar rezar uma missa pra vc na igreja de Nnnnó.
    11/07/2006 14:20

    [Dani Moreira]
    Viva a carne seca! Viva a manteiga de garrafa! Hummmmmmmm…
    11/07/2006 10:54

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: