Feijão maravilha
novembro 15, 2006
Concordo com As Frenéticas e com os nutricionistas: Feijão tem gosto de festa… é melhor e mal não faz. Segundo uma tabela publicada na Folha Equilíbrio, o feijão preto tem mais proteínas, fibras, ferro e outros minerais do que as variedades carioquinha ou fradinho. Ele também tem mais calorias – 117 a porção de 100 gramas contra 78 do feijão carioca – mas essa parte a gente pula… pula bastante, que a caloria vai embora.
Ficou com vontade de fazer um feijãozinho? A versão “Braun&Beans Express” fica de molho de um dia para o outro e depois passa 20 minutos na pressão antes de entrar na panela, que está esperando com muito alho e cebola refogados no azeite. Uma folha de louro, sal e mais dez minutinhos.
No entanto, para preservar mais os nutrientes do feijão maravilha, elimine a pressa e a pressão. Aqui vai a dica do brother Pedro, aluno do curso com nome de seriado da GNT Objetivo Chef: coe a água do molho em um pano de prato fino bem limpinho e reserve. Faça um refogado na gordura do bacon (ou com um pouquinho de óleo), cebola e alho. Refogue o feijão e depois adicione o caldo – se necessário, complete com mais água para cobrir o feijão. Deixe em fogo brando por uma hora, com a panela tampada, e mais 30 minutos ou até chegar ao ponto e voilá! Se quiser, adicione uma folha seca de louro durante o cozimento. Para quem gosta, Pedro indica um pouquinho de coentro picado no final.
Agora o conselho do querido Daniel, que cozinha divinamente em panelas Le Creuset: para evitar o desconforto provocado após um bom prato de feijão, outra dica boa para a sua saúde e para a de quem estiver por perto é retirar, com uma colher, a espuma que vai se formando durante o cozimento. Os íntimos agradecem.
E qual seria a razão para que o feijão preto seja o trivial dos cariocas e que o carioca seja o dos paulistas? Cultura? Logística? Calorias? Lancei a questão em uma mesa de bar para os amigos cariocas Adri e Cláudio e só ficamos com mais vontade de comer feijão, feijão, feijão. Que maravilha.
março 4, 2007 at 2:50 pm
Comentários feitos no toast original do Brauncafe.zip.net:
[Roger Marzochi] [roger_marzochi@hotmail.com] [http://rogermarzochi.blogspot.com]
Testemunho: a feijoada da Dani é inacreditável. Eu, Adriana, menino Jomar, André Borges e Família poderão confirmar!
16/11/2006 20:26
[Thais] [tcerioni@gmail.com]
Culturas e bairrismos a parte, o único feijão que existe no meu cardápio é o preto!! Mas que receita mais complicadinha, hein, Dani?? Preguiça de fazer… Só convidada mesmo pra experimentar! =P
16/11/2006 17:47
[PH] [http://gancheiraremovivel.spaces.live.com/]
De vc, por exemplo, eu gosto. Mas sem viadagem.
16/11/2006 17:06
[Alê Scaglia]
Tirando hamburguer e Yakult, do que vc gosta, PH??? hehehee
16/11/2006 15:08
[PH][http://gancheiraremovivel.spaces.live.com/]
Quando eu era criança, minha avó me obrigava a tomar caldo de feijão na colher como se fosse remédio. A velhinha achava que eu tinha deficiência de ferro. Vc acha que eu gosto de feijão?
16/11/2006 14:39
CurtirCurtir
março 20, 2010 at 10:34 pm
Olá.Boa noite !
Gostaria de saber qual o tipo de feijão que comntém mais quantidade de ferro…
Desde já agradeço.
Jéssica.
CurtirCurtir
março 21, 2010 at 5:00 pm
Olá Jéssica, tudo bem? O feijão mais rico em nutrientes e ferro é o Azuki, um feijão japonês – http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=272 . Abraço e obrigada pela visita!
CurtirCurtir