Tomates maduros cozidos
novembro 21, 2006
Com tantas lanchonetes boas em São Paulo, achei que já havia comido os melhores cheese saladas da cidade. Tudo mudou em uma tarde nublada das férias de agosto, quando os queridos amigos Renata e Henrique, me levaram para almoçar na lanchonete do Seu Oswaldo.
Há tempos eles falavam maravilhas daquela lanchonete na Rua Bom Pastor, que serve o cheese salada com hamburguer leve e bem temperado, queijo, alface e os segredos da casa há 40 anos: maionese caseira e, no lugar do tomate, um molho especial.
“O lugar tem fila. Chegue e já peça logo dois porque eles não são muito grandes”, aconselhou outra amiga Renata, a Bitar, moradora do Ipiranga. A fila não cheguei a conhecer [ainda], mas em pleno dia da semana, os 15 lugares no balcão da modesta lanchonete estavam praticamente ocupados.
Pedi os dois cheese saladas, uma Coca-Cola de garrafa e me senti uma menina no balcão de uma lanchonete do interior. Para completar o sabor de infância, eles servem laranjada. Nada de suco com sabor artificial de laranja. É uma boa laranjada mesmo.
Quando o primeiro sanduíche chegou fiquei contente em saber que logo teria outro igual. Na terceira mordida, o molho especial começou a se misturar à maionese caseira e ao hamburguer deixando o mistério daquele cheese salada ainda mais delicioso.
Meu palpite é que o molho é feito com tomates maduros levemente cozidos e batidos com um pouco de alho, cebola e sal. Já o Henrique acha que o segredo pode ser um pouco de pimentão ou até pedaços de goiaba. A solução é voltar e comer mais dois. Não vejo a hora de pegar a fila.
O simpático Oswaldo, descendente de portugueses e italianos, sabe disso. “Oswaldo Hamburgueres… com sabor especial desde 1966”, diz seu cartão.
Oswaldo hamburgueres: Rua Bom Pastor, 1659 – Ipiranga. Segunda a sábado das 12h às 22h. Fecha aos domingos e feriados, não tem telefone e não aceita cartões. Não desista.
março 4, 2007 at 3:19 pm
Comentários feitos no toast original do Brauncafe.zip.net:
[PH]
X Salada sem tomate? Não posso pagar com cartão? Me inclua fora dessa!
22/11/2006 09:41
[Alê Scaglia]
Nossa… água na boca!!! E o bom é que pelo jeito o seu Oswaldo fica pertinho do Pepe, o das paellas. Se o chesse não matar a fome é só atravessar a ruma e detonar uns lagostins! 😉
CurtirCurtir
março 23, 2008 at 11:28 pm
[…] Seu Oswaldo, inventor do venerado cheese salada com molho de tomates, no lugar dos tradicionais tomates crus, faleceu no final de janeiro. Sua criação, felizmente, […]
CurtirCurtir
junho 17, 2009 at 11:54 am
Girl, comi lá esses dias. O seu Oswaldo faleceu, mas o hambúrguer continua essa coisa fantástica que você descreveu. Mas a burra aqui pediu só um e pra viagem. Fiquei com fome e com saudades desse molho de tomate…
Beijos!
CurtirCurtir
junho 20, 2009 at 8:43 pm
Que delícia saber que você comeu o famoso hambúrguer do Seu Oswaldo. Fico contente em saber que a qualidade continua a mesma e que você vai ter de voltar para pedir biz. Lá um é pouco e ‘dois é bom’ mesmo. Obrigada pela visita girl! Beijocas!
CurtirCurtir