O Cristo, o Sobrenatural e o Bonde do rolê
dezembro 30, 2006
Outra saideira, desta vez, do Rio de Janeiro. Da semana de férias, em agosto, ficou faltando uma receita de diversão na cidade maravilhosa.
Em uma bela manhã de sol pegue um taxi até o Cristo Redentor. O taxista vai ouvir seu sotaque e lhe oferecer uma corrida completa até o topo do morro do Corcovado por 90 reais. Dispense. O trem faz um passeio super gostoso, com uma vista linda por 36 reais.
Na volta do Cristo, siga para o morro de Santa Teresa para um belo almoço no Restaurante Sobrenatural, especializado em peixes e frutos do mar. Nosso anfitrião foi Eugene, querido amigo que mora no Rio há anos. Foi a segunda vez que estive com ele lá para outro almoço fenomenal. A primeira foi no carnaval de 2004, com Eugene e a querida Pepa, quando provamos casquinha de siri e uma senhora moqueca de camarão.
Este ano, a pedida foi uma porção de pastéis de camarão, Original gelada e uma saborosa moqueca de namorado, que serve bem três pessoas. Ah! Se você gosta de samba [e bom sujeito é] veja a programação de rodas de samba do restaurante.
Para fazer a digestão, dê uma caminhada pelo charmoso bairro, que tem todo um jeito de centro histórico com um pique de Vila Madalena. Nas estreitas ruas de paralelepípedo, casinhas antigas viram restaurantes, lojas de artesanato, cinemas, residências, centros culturais e ateliers, abertos uma vez por ano, para visitas. É o evento Arte de Portas Abertas, que este ano aconteceu no final de julho.
O passeio estava ótimo, mas começou a escurerecer. Era hora de pegar o bonde do rolê. Impressionante ver como aquele bonde do arco da velha passa chacoalhando sobre os arcos da Lapa. Impressionante também é o equilíbrio do cobrador. Ele pega o dinheiro, dá o troco, pergunta se você já pagou e bate papo com o condutor, enquanto você procura um inexistente cinto de segurança ou se agarra fortemente ao banco para não saltar antes da hora.
O ponto final do bonde de Santa Teresa fica logo após a Lapa. Andando um poquinho caímos na Cinelândia, em pleno fim de expediente. Pegamos o fluxo da multidão e encontramos o clássico Cine Odeon. O teatro, todo reformado, é lindo. Deu gosto de ver o filme. Final feliz.
Restaurante Sobrenatural – Rua Almirante Alexandrino, 432 – Santa Teresa. Tels: (21) 2224-1003 / 9465