Cê se serve
janeiro 14, 2007
No Meaípe, você pode apreciar uma boa moqueca capixaba pagando pouco e sentindo-se em casa. Na chegada, Paulo Cezar Casagrande, dono, garçom, poliglota e entusiasta da cultura capixaba, logo avisa que as bebidas estão na geladeira. Você se serve!
Fui logo dar uma fuçada na geladeira e, embora a cerveja seja a melhor pedida, não resisti à Tubaína Xereta. Sabor de infância.
O menu, assim como o serviço, é bem enxuto: moqueca capixaba com camarão (28 reais por pessoa) ou sem camarão (15 por cabeça).
A receita tradicional do Espírito Santo é bem saborosa e mais leve do que a baiana, já que leva urucum no lugar do dendê. Tomate, cebola, alho, bastante cheiro verde e coentro fresco complementam o sabor do cação anjo e te levam aos céus.
Da cozinha da Fradique Coutinho, em Pinheiros, as panelas de barro saem rapidinho do fogão direto para as mesas com as moquecas borbulhando. Pirão, arroz e farinha acompanham.
Recomendo algumas gotas da pimentinha malagueta da casa para realçar o sabor do prato. Na visita mais recente pedi a moqueca sem camarão e achei que o tempero do peixe estava mais leve do que de costume. Nada que uma pitadinha extra de sal e mais tempo no fogo não resolvam.
O self service também se aplica ao pagamento. Casagrande anota as bebidas, faz a conta no papelzinho e você mesmo passa seu cartão. Os 10% ficam por sua conta.
O Meaípe tem quatro endereços na cidade, com dias e horários de funcionamento diferentes. Para quem quiser sentir-se em casa de fato, o site revela a receita.
Meaípe
– Rua Fradique Coutinho, 276 – Pinheiros (Terça a Domingo). Tel: (11) 3088-9103
– Rua Cristiano Viana, 506 – Pinheiros (Segunda a Sábado). Tel: (11) 3081-5945
– Alameda Itú, 09, esquina com a Al. Campinas (Domingo a Sexta-Feira). Tel: (11) 3283-5762
– Rua Caramuru, 768 – Metrô Praça da Árvore. Tel: (11) 2275-2884