À mestre-cuca com carinho

janeiro 22, 2007

danikay.jpg

A grande amiga, Karina, e eu temos muito em comum. Além de falarmos pelos cotovelos, amamos trocar dicas gastronômicas e cozinhar… sempre falando pelos cotovelos. Uma diversão.

Na linda foto retratada por Maurício – felizardo alvo das experiências culinárias de sua esposa – observo atentamente os detalhes explicados pela Kay sobre o preparo de dois molhos praticamente infalíveis.

Na mesa, ao lado do delicioso ‘uvattone’ (Gran Natale) que comemos, nos debruçamos sobre os livros “Cozinhando para Amigos”, de Heloisa Bacellar, e “Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica”, de Marcella Hazan. Deste último livro devorado pela Kay, saíram as receitas da conversa.

Quando recebi a foto, logo pensei que esses papos não podiam passar em branco (e preto). Devo confessar que a Kay me incentivou a tomar gosto pela cozinha, além do que eu já tinha pelas cozinhas de restaurantes e botecos.

Entre outras deliciosas receitas, essa cozinheira de mão cheia me ensinou a fazer o primeiro risotto (de funghi) com arroz italiano. Me lembro que anotei tudo… tintin por tintin. Aprendi a fazer risottos, ensinei minha mãe, outra fonte de clássicos conselhos culinários, e a Ana Luiza, que também se empolgou na cozinha, para felicidade do Calenda.

Minha receita favorita é o atum em crosta de gergelim. Preparei outro dia com farfalle al limone e foi muito bem recebido. Compartilho aqui algumas dicas vindas da Fantástica Cozinha da Kay.

  • Fetuccine, spaghetti, linguine ou a massa que você quiser (Miojo?) na Manteiga (Tempo de preparo: The Flash)
    Para duas pessoas prepare meio pacote de massa. Quando estiver quase pronta, adicione em uma panelinha um tablete de caldo de carne amassado, duas colheres generosas de sopa de manteiga, dois dentes de alho inteiros (amasse o alho com a lateral da faca e a casca sai que é uma beleza) e um raminho de alecrim fresco. Derreta tudo mexendo bem para que o caldo de carne se dissolva. Escorra a massa e adicione o molho coado em uma peneira. Acrescente queijo parmesão (ou pecorino… hummm), sirva e seja feliz.
  • Molho de Tomate da Cebola Mágica Adicione em uma panela duas latas de tomates pelados picados. Segundo a Kay, você pode picá-los com a faca dentro da latinha mesmo. Vale lembrar que ela tem destreza. Acrescente duas colheres de sopa de manteiga, sal e pimenta a gosto e – atenção! – uma cebola pequena inteira. Ligue o fogo baixo e deixe apurar por 45 minutos. Retire a cebola e sirva. Se quiser cortá-la e adicionar ao molho após o cozimento também fica uma delícia. Não é magia… é gastronomia.
  • Atum em crosta de gergelim – Peça para o peixeiro cortar medalhões de lombo de atum com mais ou menos dois dedos de altura. Recomendo a Peixaria Pacífico, que é cara, mas tem um atum de primeira. Tempere o atum com sal (ou shoyo) e pimenta. Reserve por 20 minutos. Torre mais ou menos 100 gramas de gergelim (para dois filés) em uma frigideira e depois coloque em um prato raso.
    Misture duas colheres cheias de sopa de Dijon em duas colheres de sopa de azeite. Pincele este creme nos filés e empane-os no gergelim.
    Em uma frigideira quente, com um pouquinho de azeite, grelhe o atum empanado por mais ou menos um minuto de cada lado. Se quiser mais cru no meio, deixe menos tempo e também vai ficar ótimo.
    Vai bem com risottos (shitake, abobrinha etc.), penne al limone, creme de mandioquinha ou o que você quiser inventar. Sensacional.

Valeu amiga!

Peixaria Pacífico – Rua Fernando de Albuquerque, 288 – Consolação (SP). Tel: (11) 3237-0740. (Seg a sexta: 7h às 16h. Sábado: 7h às 13h)

Anúncios

One Response to “À mestre-cuca com carinho”

  1. brauncafe Says:

    Comentários feitos no toast original do Brauncafe.zip.net:

    [Kay]
    Amiga… que delícia!!! A amizade e a comida, de preferêcia numa cozinha, são maravilhosas e DEVEM ser compartilhadas… É sempre uma delícia conversar com você.. ainda mais se cairmos sempre no nosso papo preferido dos últimos anos: A CULINÁNRIA!!!!! LOVE Kay
    24/01/2007 21:40

    [PH]
    Só uma pergunta: sua amiga não passou mal depois de ter comido um livro inteiro de receitas? Tudo bem ser gourmet, mas vcs não tão exagerando não?
    23/01/2007 09:12

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: