Índia, ‘lots of tea’ e pizza no carro
junho 25, 2007
Em uma viagem de cinco dias de carro ao Sul da Inglaterra descobrimos que é possível comer bem por lá. Depois de muita emoção e ventania em Stonehenge é preciso recarregar as energias.
Em uma viagem de carro por cinco dias pelo Sul da Inglaterra, rumo aos mistérios do Rei Arthur, encontrar uma estalagem e boa comida exige todo o seu espírito de cavaleiro. Exeter foi a primeira parada do trio. Após um belo rolê na chuva fina encontramos um ótimo Bed & Breakfast, o Road Lodge, e fomos buscar uma távola para jantar.
Os indianos e seus restaurantes estão em toda parte. Na noite deserta de uma segunda-feira em uma pequena cidade de universitários, escolhemos o Real Índia, nosso melhor jantar nesta cruzada. Excelente entrada com papadom, um pão bem fininho frito com sabor de ‘Mandiopan’ para comer com vários molhos.
Em seguida traçamos um pão nan quentinho, frango com iogurte e ervas (chicken tikka), arroz de coco e bolinhos vegetais com molho levemente picante. A cerveja indiana Kingfisher e uma taça de chardonnay desceram macios. Toda esta felicidade custou 11 libras por cabeça. Na manhã seguinte, o delicioso breakfast (foto acima) em uma linda sala no Road Lodge fechou a estada em Exeter com chave de ouro.
Outra grata surpresa foi o restaurante caseiro Fox Tor Cafe, na minúscula Princetown, situada no meio do parque Dartmoor. Um passeio de carro por esta espécie de reserva ambiental gigantesca (maior do que a cidade de Londres) revela paisagens belíssimas, pôneis selvagens e muitas ovelhinhas.
Torta de carne com purê, spaghettini ao pesto com cogumelos e jacket potatoe (batata assada) com cheddar inglês – queijo clarinho, leve e bem saboroso que nada lembra o laranja-radioativo do cheddar americano. Tudo delicioso, feito na hora e barato! O almoço saiu 15 pounds. Um mundo de fantasia.
Descendo mais um pouco, na cidade mágica de Glastonbury, no estado da Cornuália, onde estão as “brumas de Avalon”, nada melhor do fazer uma pausa para o chá. O pequeno e aconchegante Abbey Tea Room é uma casinha de conto de fadas. O salão cheio de simpáticos velhinhos ingleses exalava bolos que acabaram de sair do forno. Foi difícil escolher uma torta (1 a 2 libras a fatia) para acompanhar o chá earl grey com leite. Lovely!
Gostamos muito do Bellevue, o B&B da Claire, em Glastonbury. Na noite anterior fomos ao mercado (Morrisson) para fazer um lanchinho no quarto – pão de forma, cheddar inglês, frios e o melhor tiramissú que eu já comi. No café da manhã, um delicioso iogurte orgânico de morango espantou o mau humor. Pena que o marido da Claire tinha de ir trabalhar e não fez os ovos mexidos. Fica para a próxima.
Quase na ponta da Inglaterra, em Newquay, acabamos comendo pizza no carro mesmo. Lá, o B&B não permitia comidas no quarto e o delivery já tinha fechado o salão de jantar. A pizza estava okay, mas valeu pela situação.
Legal foi ler, já aqui no Brasil, uma notícia que o Alê mandou dizendo que um grupo que defende a independência da Cornuália resolveu exigir a retirada da bandeira da Inglaterra de alguns estabelecimentos, em Newquay. Entre os locais estava o restaurante de um tal de Jamie Oliver. Tudo bem… deve ser caro jantar no Fifteen Cornwall. Muito caro. Pizza no carro. Hummm… que delícia! Muuuito melhor (rs).
Real India – 28 South Street, Exeter (Devon) – Inglaterra
Fox Tor Café – Two Bridges Road, Princetown (Devon) – Inglaterra
Abbey Tea Room – 16 Magdalene Street, Glastonbury (Somerset) – Inglaterra
Road Lodge Guest House – 42 East Wonford Hill, Exeter (Devon) – Inglaterra
Bellevue Guest House – 2 Bere Lane, Glastonbury (Somerset) – Inglaterra
maio 24, 2010 at 10:11 pm
[…] tripel acompanha muito bem caças (avestruz, codorna, coelho) e massas com molhos gordurosos como pesto e carbonara (oba). Belga tripel acompanha caças e massas com molhos gordurosos (carbonara, pesto […]
CurtirCurtir