Até o talo

outubro 16, 2007

Hoje é o Dia Mundial da Alimentação. Esse blog, que tanto fala de comida, não iria desperdiçar o toque do amigo Ronaldo.

A data comemora a criação da FAO (Food and Agriculture Organization) fundada em 1945 pela Organização das Nações Unidas para conscientizar o mundo sobre o problema da fome.

“Se o nosso planeta produz comida suficiente para alimentar toda a sua população, por que 854 milhões de pessoas ainda dormem de estômago vazio?”, disse hoje o diretor geral da FAO, Jacques Diouf, na cerimônia que comemora a data.

Este ano, a campanha da FAO tem como tema “O Direito à Comida”. Aqui no Braun Café, onde todo mundo deve ter direito ao boteco e ao PF a preços honestos, vamos digerir algumas questões. Você tem se alimentado direito, meu jovem? Quanta comida joga fora?

Nos últimos anos, infelizmente, já vi muita comida sair da minha geladeira e ir direto para o lixo. E se você não usa esse precioso eletrodoméstico apenas para gelar cervejas e super bonder, também já viu muita coisa estragar.

Que tal evitar o desperdício? Dá pra ir ao mercado uma vez por semana – com pouca fome, de preferência -, comprar legumes congelados, calcular o que entra na panela, congelar logo o que sobrou, fechar bem o que deixou aberto – pode ser com pregador mesmo – etc. Não é difícil, faz bem para o bolso e para a consciência.

E os pilotos de fogão podem muito bem usar a criatividade e algumas dicas para aproveitar melhor o que vão cozinhar. Parece papo de nutricionista – Fabiana Braun vai gostar dessa – mas você pode comer até os talos, as folhas e as cascas sem fazer cara feia.

No restaurante Buttina, por exemplo, as cascas de beringela, abobrinha e outros legumes são torradinhas no azeite, salgadas e viram uma saborosa cortesia de entrada. A ONG Banco de Alimentos tem receitas que não são de jogar fora.

Vai deixar a cervejinha gelada estragar? Claro que não!
Faça o mesmo com a sua comida.

Anúncios

3 Responses to “Até o talo”

  1. PH Says:

    Até o talo! Parece título de filme pornô de quinta.

    Curtir


  2. Pô PH! Juro que não tinha a intenção de chamar essa audiência. E vai comer cebolas! (rs)

    Curtir

  3. Renata Says:

    Pô. Sabe o que é mais triste nessa história toda? Tirando os chás do Henrique e os meus treta-paks de Chá verde e suco de soja, a minha geladeira só serve para gelar cerveja… e superbonder.
    Tá bom, vai. Tem também chocolate e catchup…

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: