Finalmente, o prato original

março 12, 2008

Por Luiz Minervino*

trattoria_prato_350.jpg

Como disse num outro toast nesse delicioso blog, sou seguidor dos pratos da Boa Lembrança. Inclusive tenho dois deles da confraria original, que surgiu na Itália (um presente do meu cunhado e outro de meu sogro).

No começo de fevereiro fui a Europa para participar de uma reunião de trabalho, mais precisamente em Praga – República Tcheca, com escala em Milão.

Tão logo soube desse escala, corri ao site da Buon Ricordo para procurar quais restaurantes eu poderia ir. Acabei escolhendo a Trattoria Masuelli San Marco, inaugurada em 1921 e sob o comando da mesma família desde então, que oferecia um prato totalmente local – o risoto de açafrão com vitela a milanesa. Essa tinha de ser a minha escolha!

trattoria_massa_350.jpg

Cheguei no restaurante por volta das 21hs – casa cheia – e me sentei numa mesa bem perto da entrada. Pude conferir o entra e sai e como os donos da casa tratam seus clientes. Fiquei feliz ao ver que muitas pessoas que chegavam eram saudadas por seus nomes e carinhosamente recebidas. Senti que tinha feito uma boa escolha.

Comecei minha refeição com uma deliciosa massa da casa, um Tagliolini della casa. Massa cozida rigorosamente al dente, com pouco molho de tomate e muito gosto de carne. Estava maravilhoso.

Como segundo prato pedi o risoto de açafrão com a milanesa de vitela. Sou meio chato para comer risoto em restaurante – modestamente, é o prato que melhor cozinho – mas tive uma grata surpresa.

trattoria_risoto_350.jpg

Dava para perceber que o risoto de açafrão não era apenas um corante amarelo. Uma cremosidade difícil de encontrar. Os filés também me surpreende, pois veio acompanhada por um recipiente de Flor de Sal, que dava um sabor totalmente diferente à carne.

O vinho da casa acompanhou a refeição e a água nacional também (o bom de ir para a Itália é tomar San Pellegrino com preço de água – em Euros é claro).

No total, foram 45 euros muito bem gastos. E ainda trouxe o prato para casa!

alitalia_aviao_350.jpg

Só mais uma coisa: a comida de bordo da Alitália, para vôos curtos (Praga – Milão) também foi sensacional: queijo Parmegiano Reggiano, Presunto Crú, mussarela de búfala, mini pizza e tiramissú. Não dá para querer nada mais.

*Luiz Minervino é economista e adorador da alta gastronomia. Poucos minutos após conhecer o Braun Café nos presenteou com este delicioso toast. Ele já tem 44 pratos da Boa Lembrança! E eu que achava que meus nove já eram demais…

Anúncios

3 Responses to “Finalmente, o prato original”

  1. Bia Minervino Says:

    Mais uma vez meu marido foi comer um prato da Boa Lembrança e não me levou……….
    Tudo bem, ele me trouxe presentes que superam os pratos,inclusive quijos italianos divinos ….mas mesmo assim ele está na dívida comigo…..pois ainda não perdoei o prato do Marcel…..
    Adorei o texto!!!!!

    Curtir

  2. Ale Scaglia Says:

    Hum… deu água na boca, Luiz!!!

    Curtir

  3. Leila Ozawa Says:

    Olá, Luiz!

    Parabéns! O texto ficou muito bom.

    A foto dos pratos realmente é de dar água na boca….

    Abraço,

    Leila

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: