Sobre baladas e cigarros

maio 19, 2009

Tostex já tem lei: cigarros só no andar de baixo. Cena do filme "Sobre café e cigarros" de Jim Jarmusch

Tostex já tem lei: cigarros só no andar de baixo. Cena do filme "Sobre café e cigarros" de Jim Jarmusch

Na última sexta-feira estive em uma balada onde não era permitido fumar. A lei antifumo começa a valer em todo o Estado de São Paulo, a partir de 5 de agosto, e os apreciadores de cigarros podem se preparar porque bares e casas noturnas já estão guardando os cinzeiros no armário.

Estive no Tostex, na festa de uma amiga muito querida, e a simpática plaquinha “Não fume aki” deixava a regra clara: nada de cigarros no aconchegante ambiente principal, dividido entre a pista, uma sala com pufes de oncinha e o bar onde pedi diversas long necks (R$ 5 a Skol e R$ 6,50 a Stella) durante a long night.

Sim… sou fumante, não nego, paro quando puder. Sei que é péssimo para a saúde, estraga o paladar e deixou de ser ‘um sucesso’ como mostravam as propagandas do Hollywood. Acho terrível fumar enquanto alguém está comendo, por exemplo, mas o que eu acho não interessa mais neste Estado.

Felizmente, no Tostex, cigarros ainda têm sinal verde no andar de baixo, mas só até 5 de agosto, lembre-se. Mesmo assim era estranho pegar uma cerveja, começar a bater papo com os amigos na festa e largar tudo para fumar a toda hora – claro, porque um fumante sabe a vontade que uma cervejinha provoca.

Califórnia: sem fumaça do lado de dentro e sem bebidas na rua

Califórnia: sem fumaça dentro e sem bebidas na rua. Foto: http://www.allposters.com

Resultado: no meio da festa, a recepção virou um fumacê – um ambiente ‘bem saudável’ para a hostess – e uma balada à parte. Unidos pelo vício, fumantes convictos e ocasionais – aqueles que ‘só fumam na balada’ – soltavam suas baforadas felizes, pediam isqueiros, filavam cigarros, falavam das restrições da lei, da vida, do universo e tudo mais.

No fim das contas, os fumantes se adaptam. Eles levam suas fumacinhas para um fumódromo, ficam na janelinha, na área de serviço, saem do shopping, do aeroporto, do restaurante, do bar… saem de casa, vão comprar cigarros e não voltam nunca mais. Eu já me adaptei em algumas viagens para a Califórnia, onde o negócio é ainda pior: você não fuma do lado de dentro e não pode beber na rua.

Para quem parou de fumar recentemente [parabéns], essa lei é uma maravilha. Eu já parei algumas vezes e sei o que é tomar cerveja sem fumar enquanto seu amigo puxa aquele cigarrinho gostoso na sua frente.

Só os holandeses mesmo... Foto: http://ajourneyroundmyskull.blogspot.com

Cigarro e aeróbica? Só os holandeses... Foto: http://ajourneyroundmyskull.blogspot.com

Ainda bem que existem adesivos, medicamentos, ou aquele chiclete – que mais parece um cinzeiro molhado na boca – para que os ex-fumantes continuem amando seus amigos. Agora tem até uma lei! Você chegará da festa sem parecer um cinzeiro ambulante, são e salvo, sem a meia furada ou o braço queimado por uma brasinha na pista. Você vai tomar um chope no bar e ninguém fumará na sua frente.

Mas se fumar não é legal – e não é mesmo – então proibam logo a venda de cigarros. Pronto. Ninguém fuma mais. Ah… eles geram uma arrecadação incrível… E que tal um incentivo em medicamentos para parar de fumar? Eles são caros, mas a bupropiona [e um pouco de força de vontade] fazem com que você, literalmente, esqueça que o cigarro existe. Fico imaginando o pessoal no Tostex se encontrando no ex-fumódromo sem saber a razão.

Por que voltei a fumar? Ah sim… deixei de seguir uma simples recomendação da minha médica: “Fique longe do boteco”. Mas  agora tenho uma nova receita da Dra. Cássia na bolsa e uma forte recomendação do governador. Só não sigo a recomendação do governo de São Paulo para livros didáticos.

Tostex – Rua Haddock Lobo, 949, Jardins – São Paulo – SP. Tel.: (11) 3898-1265.

Anúncios

One Response to “Sobre baladas e cigarros”

  1. Cris Sato Says:

    Dani,

    aproveite que ninguém poderá fumar nos botecos e pare.

    E vc nem precisará abandonar os bares. Afinal, não haverá alguém acendendo o cigarro bem na sua frente, nem haverá o cheirinho tentador, nada!!!

    Vou ficar na torcida!!!
    beijo,

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: