Íris coffee

janeiro 31, 2007

cafegelado2501.jpg

Mesmo após caminhar sob um sol escaldante não resisti a um café com as amigas no último sábado. Paramos no Florinda, um lugar muito charmoso aberto há pouco tempo, na esquina da Aspicuelta com a Harmonia.

Já ia pedir uma água bem gelada para não derreter com o expresso, quando li a palavra ‘gelado’ no cardápio. “Café gelado? Vamos nessa!”

A bebida, que está na foto acima, vem batida com um pouco de leite condensado para rebater o amargor. Na verdade a receita precisa de muuuito Leite Moça, mas nada que dois saquinhos de açúcar a mais não resolvam. Relaxe e peça logo um brigadeiro ou um bolo de pêra para acompanhar.

Já tinha provado o café gelado do Starbucks. Não sei se entrou no cardápio da filial paulistana, mas ele vem com creme bem geladinho em uma latinha pequena. O primeiro gole é estranho. “Pô! Café gelado???”, você pensa. Depois fica uma delícia.

Não se assuste. Um café ‘gelado’ é um drink. Um café ‘frio’, como diz a Cecília, “vai te dar pneumonia! Deixa que eu faço outro.”

Essa história me lembra da Cecília contando que foi vítima de um infeliz trocadilho por conta do atendimento primoroso do Fran´s Café. Pediu um Irish Coffee (café com creme de leite, uísque e açúcar) e trouxeram café com sorvete de creme.

– “Mas não foi esse que eu pedi”, reclamou.
– “Foi sim… foi o Iced Coffee”, teimou o garçom.
– “Não foi não. Eu pedi esse aqui”, insistiu irritada apontando para o cardápio.
– “Aaaah… mas esse é o Íris Coffee senhora”, disse o garçom, que teve de trocar a bebida… “Essa gente não sabe pedir! Olha aí… vou ter de trocar”, deve ter dito ao pessoal da cozinha. “Manda um Íris aí.”

Aliás, o ‘ice’ do coffee foi inventado pelos austríacos. Descobri agora na página de curiosidades da Companhia Cacique de Café Solúvel. Café solúvel é algo das trevas. Não há solução, exceto no leite quente, admito. Mas o site tem informações bem interessantes.

Soube que os etíopes tomam café com sal, que os marroquinos preferem uma pitada de pimenta e que os japoneses já tomam mais café gelado do que quente (não deixe que os garçons do Fran´s saibam disso).

Mário Nagano, que está virando consultor de curiosidades gastronômicas japonesas, me deu uma latinha de café parecida com a do Starbucks. A latinha toda preta tem a mensagem “100% black”. Ele acha que devo esquentar em banho Maria, mas agora com a dica do Cacique vou tomar gelado… e ficar três noites sem dormir, provavelmente.

O site também mostra como se diz ‘café’ em diversos idiomas. Gafae, kafes, masbout, kalawa, koohi, souro, kaffei, buna, koffie estão entre eles. Gostei. Kaveeee!!!

Florinda – Rua Aspicuelta, 181 – Vila Madalena. Tel: (11) 3814-1060

Anúncios

One Response to “Íris coffee”

  1. brauncafe Says:

    Comentários feitos no toast original do Brauncafe.zip.net:

    [Renata] [renatamesquita@gmail.com] [remesquita.blogspot.com]
    Bom, Cecília, não tô querendo bisbilhotar sua vida não… hehehe. Mas, como diz o Henrique, pra trabalhar no Fran´s e no Bob´s, a única exigência deve ser ter meio neurônio. Vai ver é mal desse tal de “apóstrofo´s”. E Kay… é isso aí: a solução para manter o casamento é ter sua própria máquina de café espresso…. 🙂
    06/02/2007 22:22

    [Giedre]
    Fran´s bom é Fran´s como banca de revistas, como o aqui perto da minha casa. Vc senta, pega 18 revista, lê todas e como ninguém atende mesmo, dá p/ ler tudo na maior cara de pau e sair sem comprar nada. Uma beleza…
    06/02/2007 12:48

    [Predo] [pcmarques@gmail.com]
    Isso me lembrou que há muitas luas vendiam um café com leite gelado em latinha, o Mr. “Braun” Ice Coffee… era bão.
    04/02/2007 17:55

    [fran]
    oi, dani BROWNIE eu adoro esses cafés gelados com creme de leite ou leite condensado ou sorvete. pode ser ice ou irish. o problema é que eles são mega calóricos. é um crime para os fofos! café mesmo fica de menos nessas bebidas.
    03/02/2007 22:18

    [Kay]
    ahahah SENSACIONAL Cecilia! Fui muito com o Mau no Fran’s no começo do nosso namoro. Se nosso romance sobreviveu a isso, sobrevive a qq coisa.. é essa a moral da história! beijos Kay ps. só para “solucionar” algum impasse de um casamento, compre uma maquina de café espresso e seja feliz no casamento! SAECO RULES!
    02/02/2007 21:16

    [Alê Scaglia]
    HAHAHAHAHAH Boa, Cecília!!!
    02/02/2007 11:21

    [Cecília]
    Só pra não deixar as pessoas sem resposta: eu fui terminar um namoro. Bjs
    01/02/2007 15:32

    [Alê Scaglia]
    O Fran´s é o PIOR lugar do mundo para tomar café! Na verdade, o Fran´s é o PIOR lugar do mundo pra qualquer coisa! É provavelmente o lugar com o melhor “Pior atendimento” de todos os tempos… Deve ser por isso que a Vejinha elegeu a rede como Melhor lugar pra terminar o namoro: afinal, o garçon nunca chega!
    01/02/2007 13:55

    [Renata] [renatamesquita@gmail.com]
    Só esqueci de dar o selviço: O Barão do Café fica na Avenida Ana Costa, 547 – site http://www.baraodocafe.com.br/ E meeeeu… o slogan do lugar é “Requinte e Qualidade”. Ai, que beleza.
    01/02/2007 11:54

    [Renata] [renatamesquita@gmail.com]
    Mas a pergunta é: o que que a Cecília foi fazer no Fran´s Café, deus do céu? Desde que a Vejinha elegeu a rede como “o melhor lugar para se terminar um namoro” (ah, a Vejinha e suas listas), não dá, né? Se bem que Irís Coffee é muito bom!! No Hoppi Hari tinha um quiosque do Café Pelé que vendia uma espécie de slurp do Matinal muito, muito gostosa. Nunca consegui fazer aquilo em casa… (cara de frustrada). A boa dica para quem gosta de barzinhos com mesa na calçada e música ao vivo e, claro, café, é o Barão do Café, em Santos. Tem uma carta enooorme de drinques feitos com a bebida, inclusive gelados. Agora, se você é como eu, que detesta barzinho com música ao vivo, vai também: é só ficar do lado de fora. Dá pra ver o movimento da pracinha e ainda se livra do couvert artístico, lindinha. Beijos
    01/02/2007 11:50

    [Marcelo] [http://calendas.blog.uol.com.br]
    Com leite, o solúvel é bom. Mais uma vez a Cecília tá certa. 😀
    01/02/2007 11:45

    [PH]
    Já experimentou café com rapadura e uma boa fatia de queijo minas? Dá de dez em qq starsucks por aí e é bem mais barato.
    01/02/2007 10:12

    [Cecília]
    Ah! Nada como uma colherinha de Nescafé num leite bem quentinho. O solúvel tem solução!
    01/02/2007 08:02

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: