Tão longe, tão perto…

fevereiro 2, 2007

bourdain-autografok.jpg
Foto do blog do Marcelo Katsuki tietando Anthony Bourdain hoje de manhã no Mercadão

Estava trabalhando feliz e contente, hoje à tarde, quando recebo uma mensagem de Henrique dizendo “tenha um chilique agora…” e o link para o apetitoso blog do Marcelo Katsuki.

Quando vi as fotos do Anthony Bourdain, o chef rockstar que tanto adoro, tiradas hoje de manhã no Mercado Municipal Paulistano, quase caí pra trás. Bourdain está no Brasil para filmar seu programa Sem Reservas (No Reservations), transmitido pelo Discovery Travel & Living.

Marcelo conta que caiu da cama para encontrar Bourdain no Mercadão. O chef, escritor e apresentador de TV estava começando uma maratona que incluiu o boteco Valadares, uma escola de samba (clássico dos ‘gringous’) e uma descida para o ultra bem cotado restaurante Manacá, em Camburi.

No programa, originado de uma série feita para a TV norte-americana juntamente com o livro Em busca do prato perfeito, o destemido e irônico chef nova-iorquino vasculha a comida e a cultura de diversos países.

De Paris ao Vietnã, Bourdain caminha pelas ruas fumando seu Marlboro vermelho e come de tudo – do restaurante com estrelas no Guia Michelin àquele lugarzinho sinistro que serve um prato especial, há 300 anos, e só é descoberto por indicação.

Essa é a segunda ou terceira vez que Bourdain passa por aqui. Feijoada é o que ele considera um dos pratos perfeitos. A Vejinha SP acompanhou uma dessas maratonas, que incluiu Mercadão, Rancho da Empada, Jun Sakamoto, D.O.M e Ponto Chic. Que disposição.

Comecei a acompanhar o Bourdan depois de ler Cozinha Confidencial, meu favorito. Em sua trajetória, ele conta que botava fogo na pia da cozinha do restaurante onde trabalhava ao som de The End, do Doors, para entrar no clima Apocalipse Now! antes de iniciar sua batalha diária.

No mais recente Afinal, as receitas do Les Halles – Nova York, ele abre segredos e receitas da cozinha que comanda desde 1998, mas sempre alerta que a vida de chef não é para qualquer um. Encontrar o Bourdain no Mercadão não é para qualquer um. Parabéns com louvor ao Marcelo.

Pelo menos temos o consolo de encontrar o Bourdain, em breve, na TV, fazendo um programa do Brasil. Se você não tem um pacote power plus de TV a cabo, baixe No Reservations no BitTorrent, mas não perca esse programa.

Anúncios

3 Responses to “Tão longe, tão perto…”

  1. brauncafe Says:

    Comentários feitos no toast original do Brauncafe.zip.net:

    [Juliano Dantas] [julianohd@yahoo.com]
    Poxa… pena que nao fiquei sabendo em tempo que o Anthony viria ao Brasil. Gosto muito dos programas dele. Piadas infames, bom gosto na culinaria e nos paises que ele visita. So espero que ele nao detone com Sampa – nao pela comida, que tem um dos melhores restaurantes do mundo – mas pela vista (e seguranca) nem sempre agradavel de nossa cidade tao amada. Parabens pelo blog Dani, bem interessante. Desculpe pela acentuacao, mas esse teclado aqui nao tem…
    20/02/2007 13:17

    [PH]
    Famous who? Never saw more fat.
    02/02/2007 09:12

    [Cecília]
    Pra quem nunca teve o privilégio de assistir ao “Sem Reservas”, vale dizer que o Chef tem as tiradas mais bem humoradas (e politicamente incorretas) do mundo gastrônomico, como aquela em que descreve seu critério para escolha do prato principal: “Se você for mais lento, mais idiota e mais gostoso do que eu, vou te comer com certeza”.
    02/02/2007 07:23

    Curtir

  2. SONIA Says:

    GOSTO MUITO DO ANTONY BORDAIN E ADORO SEU JEITO ALEGRE E DESPOJADO

    Curtir

  3. MONICA Says:

    O ANTONY BORDAIN É O MÁXIMO!

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: