Braun Café Internacional apresenta: “Contando os palitos”

fevereiro 20, 2007

Por Alê Scaglia, de Barcelona*

Uma das cidades mais lindas da Europa é também uma das melhores fontes de boa comida e muita diversão. Capital da Catalunha, Barcelona é conhecida pelas ramblas e pelo frescor absurdo de seus frutos do mar. Mas merecia também um destaque por seus “botecos”… Não, não é para pensar em boteco como o Bar Leo ou o Frangó. O conceito aqui é bem diferente. Os bares de tapas são uma atração à parte na cidade onde Gaudi fez sua história.

Para conhecer o que a cidade tem de melhor nesse quesito, recomendo uma visita ao Bairro Gótico, o mais antigo da cidade. Em meio a ruelas estreitas, casas e prédios (quatro) centenários e MUITA gente bonita, é fácil encontrar onde sentar para tomar uma cerveja ou cava. Mas é em pé que se encontra uma das pérolas da região.

Em uma das muitas vielinhas fica o Sagardi, um bar cuja especialidade são os “montaditos”, comidinha de boteco típica do país Basco.

O sistema é simples e não tem a menor chance de dar certo no Brasil: você entra, encosta no balcão (se der sorte), pede um prato e sai escolhendo o que comer, diretamente de travessas com uma espécie típica de canapés, feitos de fatias de baguetes com recheios os mais variados. Há os de patê de atum, com alface, queijo de cabra e uma fatia de aliche (recomendo!) ou com um chorizo apenas. Todos, sem exceção, sensacionais. Na hora de ir embora, o garçom conta os palitos de seu prato e você paga. Tudo na base da confiança.

Na visita feita ao bar, em quatro amigos consumimos nada menos que 20 e poucos “montaditos”, além de algumas “cañas” e cidras. A conta deu 60 euros, nada excepcional para o lugar. E menos ainda relevante quando se leva em conta a diversão de escolher uma a uma as porções a serem provadas.

Para completar, o Sagardi tem um ambiente delicioso, com um balcão interminável como marca mais característica. Gente bonita, boa comida e uma cerveja deliciosa definem o local. Se você tiver a sorte de ir a Barcelona, não perca a oportunidade de visitar o boteco.

Sagardi – Argentería, 62_08003. Tel: 93.319-99-93

*Alexandre Scaglia é jornalista e grande companheiro nas descobertas do Braun Café. Teve a sorte de visitar Barcelona no último final de semana, se empolgou e mandou dois toasts de lá. Gracias Alejandre por salvar este blog da ressaca de Carnaval e inaugurar a ala dos correspondentes no “Braun Café 2.0”.

Anúncios

One Response to “Braun Café Internacional apresenta: “Contando os palitos””

  1. brauncafe Says:

    Comentários feitos no toast original do Brauncafe.zip.net:

    [PH]
    Que saudades de Barcelona! Assino em baixo de tudo que o Alê comentou. Apenas acrescento que ele provavelmente comeu tudo isso acompanhado pela mais pura e saudável fumaça de cigarro! Lá, os bares são o paraíso da nicotina e em alguns ambientes vc tem que molhar o rosto e ir pra rua por alguns instantes, é insuportável. Mesmo assim, amei a cidade.
    21/02/2007 14:16

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: