Paella contemporânea

fevereiro 20, 2007

Por Alê Scaglia, de Barcelona*

tapeliapaella300.jpg

Talvez o prato mais conhecido da Espanha, a paella encontra em Barcelona um espaço de destaque. Principalmente porque aqui os frutos do mar são abundantes e absurdamente frescos (sim, você lá leu isso em outro toast!). Foi com isso em mente que aceitei de bom grado a sugestão dos grandes amigos Deia e Jorge, moradores da cidade, para um passeio no sábado chuvoso ao Passeig de Gràcia, onde ficam as casas Milà e Batlló.

A idéia era caminhar pela avenida (a Deia sempre diz que essa é a preferida dela, a mais charmosa e chique da cidade), passar pelas obras de Gaudi e fechar a tarde com uma boa paella. A escolha na hora da finalização foi pelo Tapelia, um restaurante que surpreende pelo bom gosto da decoração, pelo atendimento super atencioso e pelos preços justos. A comida? Ótima é a melhor definição.

tapeliasangria300.jpg

Comemos duas paellas, uma negra com lulas e outra tradicional, com camarões e vegetais. Ambas estavam ótimas, mas a com tinta de lula, na minha opinião, estava imbatível: o arroz no ponto, o tempero acertado e o alioli (uma espécie de maionese com alho, misturada na paella) justo, para melhorar o que já era bom! Tomamos também uma sangria (com uma dose um pouco exagerada de vermute), que cumpriu seu papel de se equilibrar com a refeição.

Os detalhes são uma coisa à parte: pães de entrada quentinhos, um azeite extra-virgem delicioso para acompanhar, as paellas servidas em panelas com porções para duas pessoas diretamente na mesa… Tudo isso em um ambiente aconchegante, daqueles que não dá vontade de ir embora.

Para finalizar, a conta: com 20 euros por pessoa é possível fazer uma refeição deliciosa – e bebendo vinho! Eu simplesmente amo essa cidade!

Tapelia – Passei de Grácia, 15 – Barcelona. Tel: 933 428 188

*Alexandre Scaglia é jornalista e grande companheiro nas descobertas do Braun Café. Teve a sorte de visitar Barcelona no último final de semana, se empolgou e mandou dois toasts de lá. Gracias Alejandre por salvar este blog da ressaca de Carnaval e inaugurar a ala dos correspondentes do “Braun Café 2.0”.

Anúncios

One Response to “Paella contemporânea”

  1. brauncafe Says:

    Comentários feitos no toast original do Brauncafe.zip.net:

    [Juliano Dantas] [julianohd@yahoo.com]
    Pois é… não dá para descrever o que é aquela cidade sem comer e beber um pouco de tudo… Déia e Jorge são mais do que dois bons anfitriões. Nem uma semana e que saudades da Espanha…
    25/02/2007 23:28

    [Kátia ]
    Dani, seu blog não está nas “trevas”. Tem até correspondente internacional!
    22/02/2007 12:41

    [PH]
    Que saudades da Deia e do Jorge. Também saí com eles pra comer paella. Evidentemente, comi outra coisa, pois do mar só o sal e mesmo assim em pouco quantidade. E eu também amo essa cidade.
    21/02/2007 14:20

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: