Fast food à francesa
fevereiro 28, 2007
Por Alê Scaglia, de Paris*
Viajar para fora do País é, além de um exercício gastronômico, fonte de uma verdadeira ginástica financeira. Para cada refeição mais ajeitada, é bom ser contido e trocar um almoço por um sanduíche; para cada garrafa de vinho, um suquinho comprado no supermercado é necessário. Pelo menos comigo é assim…
Enfim, em um recente périplo por terras estrangeiras fiz as minhas ginásticas. Em Paris, por exemplo, encarei um gyro pita, o bem conhecido de todos nós (pelo menos já visto, vai) churrasquinho grego. E devo confessar que não me arrependi! Por 5,60 euros comi um sanduba bacana, com fritas e acompanhado de uma cerveja chamada, vejam vocês, Zorbas!
O gyro, pelo menos na França, é feito com carne de frango e de porco e servido com um molho à base de maionese, alface picado, tomate e batatas-fritas. Tudo dentro do mesmo pão. É quase uma maratona da gula. O pão você pode escolher: baguete, pão sírio (pyta) e uma terceira opção que não identifiquei direito.
Onde encontrar? Em praticamente cada esquina tem um. Divirta-se.
P.S.1: A fome era tanta que eu preciso confessar que não deu tempo de fazer foto. Desculpa aê, galera! Mas como existe o Google, essas fotos foram tiradas do site Parisit para pelo menos ilustrar o post.
P.S.2: No Brasil, já tive o desprazer de encarar um churrasquinho grego, pelo amor à profissão, é bom que se diga. Na época da faculdade estava de câmera em uma videoreportagem que mostrava os bastidores de um vendedor da “iguaria” no Largo do Batata. O ambiente de produção até era limpo, mas as carnes utilizadas não eram nada apetitosas – só cortes cheios de sebo, uma coisa horrível. Parece, no entanto, que nos Jardins há um boteco que vem fazendo churrasquinho grego com qualidade. Prometo me informar, provar e contar!
*Alexandre Scaglia é jornalista e grande companheiro nas descobertas do Braun Café. Se empolgou na Europa e voltou cheio de dicas da viagem ao estrangeiro. Manda bala Alê!
abril 1, 2007 at 11:48 pm
Comentários feitos no toast original do Brauncafe.zip.net:
[Edson] [edsonjr_goiano@hotmail.com]
hauhauhau…. adoro Kebab…. sempre mato um quando saio da balada aqui em Lyon… mto boa dica Alê!….
13/03/2007 13:13
[renata] [renatamesquita@gmail.com] [remesquita.blogspot.com]
Alê, no México o churrasquinho grego se chama pastorinho e é sucesso total. Sequinho, lembra muito o sanduíche de lagarto e é servido como recheio de tacos, com uma espécie de vinagrete (não me lembro direito, mas era mais uma mistura de pimentões, cebola e coentro). Muito bom. Adorei suas dicas superchiques.
08/03/2007 19:56
CurtirCurtir