Minhas pequenas descobertas

março 9, 2007

Por Renata Mesquita*

churroespanhol300.jpg

Foto: Henrique Martin

De tanto ligar da rua para contar coisinhas gostosas que encontro por aí (afinal, quem aguenta esperar para encontrar com a amiga para contar? viva o celular pós-pago!), Braun me vira com essa: “Por que não escreve você? Estou inaugurando a Era dos toasts terceirizados, hahaha”. Bom, lá vamos nós, então.

Pão de queijo rústico ou bolinho de arroz superdesenvolvido?
Em um dia daqueles de inspiração consumista-decór, naquela visitinha básica ao Etna, não se atenha ao circuito de móveis e acessórios. Dê uma paradinha antes (ou depois) para um café e um pão de tapioca. Vale suuuuper a pena. De longe, ele parece um pão de queijo meio rústico; de perto, um bolinho de arroz superdesenvolvido. Confesso que a primeira mordida foi meio naquelas, reticente… e se for borrachudo? Apaixonei na hora!

A massa, suave, leva um pouco de queijo e é uma ótima opção para aquela fominha fora de hora. Depois que eu saí espalhando a descoberta, a Luana, cozinheira e quituteira de mão cheia, vira para mim e diz: “É mesmo, eu já experimentei e é ótemo!”. E só agora que ela diz??? De agora em diante só vou ao Etna só para comer o pãozinho de tapioca (o que é uma tremenda mentira, mas vamos fingir que não para o Henrique ficar feliz).

Dooooce de leeeeite
O Henrique e eu fazemos parte da comunidade “Não me conformo que o Havana não vende doce de leite aqui no Brasil”. (Faço um parênteses que pode levar os leitores do BraunCafé a quererem me bater, mas vamos lá: eu adoro TUDO do Havana, menos o alfajor – prefiro os uruguaios – e o atendimento da loja do Anália Franco).

Enfim, um dia, novamente frustrados com essa triste constatação, estávamos olhando a vitrine do balcãozinho do Havana no Anália Franco (antes de eu detestar o atendimento deles) quando vimos ELE, o brownie. Com aquele moooonte de doce de leite escorrendo e uma coisa amarela esquisita em cima. “É creme inglês”, disse a mocinha. Tá.

Creme inglês com gelatina, ou o que quer que seja, grudento, mas não vem ao caso. Compre o brownie e tire o tal creme inglês (ou não). O que vem abaixo dele – a mistura de doce de leite Havana molinho com um brownie meio-amargo na medida certa – simplesmente é um manjar dos deuses, se é que se pode falar isso de um doce industrializado e vendido num balcão no meio de um shopping.

Churros da Moóca
Por fim, mas não por último, tem o famoso tio do ‘churros’ da Mooca, o “seu” Antônio ou Toninho. Esse simpaticíssimo senhor (na última vez que estive lá, me deu dois abacates de presente…) deve ter uns 157 anos e tá lá, todos os dias, fazendo churro espanhol artesanal para o pessoal – para quem não sabe, o churro do tipo espanhol é frito em espiral e não tem recheio. Fica ótemo com um cafezinho (aviso: já vem adoçado), Nescau batido ou Coca-Cola, mesmo porque é só isso o que tem para beber por lá, mas para mim já está excelente.

Você ainda pode escolher se quer a roda pequena, média ou grande e se quer açúcar ou canela ou só açúcar de acompanhamento. Não recomendo levar para viagem, porque depois de um tempo, sabe como é fritura, né??

Então… Só um detalhezinho: o lugar abre das 3h às 11h. Isso mesmo. É para ir depois da balada… ou, no meu caso, depois de virar uma madrugada fechando. E aproveita, bela, para escutar umas histórias da Mooca… sempre tem alguém por lá contando “causos” sem parar. Ah, deixa o Visa e o Redeshop em casa, porque pagamento lá, só com dinheiro ou cheque.

Veja as fotos destas e outras guloseimas e botecagens no Flickr do grupo Braun Café .

Etna Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 2001 – Brooklin (Segunda a Sábado das 10h às 22h. Domingo das 12h às 20h). Tel.: (11) 2161-7600

Havana – Rua Bela Cintra, 1829 – Jardins – 3082-5722

Churros da Mooca – Rua Ana Néri, 282 – Mooca.

*Rê Mesquita é jornalista, adora inventar moda e cometer deliciosos pecados da gula. Agora a Rê também vai confessar tudo aqui no “Braun Café 2.0”. Ai lindinha… que gostoso viu!

Anúncios

5 Responses to “Minhas pequenas descobertas”

  1. brauncafe Says:

    Comentários feitos no toast original do Brauncafe.zip.net:

    [henrique] [henriquem@gmail.com] [pcmag.com.br/henrique]
    imagina que essa menina agora morando nas mooca vai escrever que é uma beleza nesse tal de “blog”
    14/03/2007 19:05

    [Gui Felitti] [gfelitti@gmail.com] [felitti.wordpress.com]
    É a Neide 2.0, lindinho.
    11/03/2007 19:31

    [pati cuisse]
    Quase seis horas da tarde, ou melhor,hora da fominha e eu(de dieta) acabo de saber dessas delícias…ai que vontaaaaade!!!!!
    09/03/2007 17:45

    Curtir

  2. João Says:

    posso t contar uma coisa? trabalho no havanna (do shopping villa lobos) e o doce de leite da torta brownie NÃO é havanna. é Sancor. mas pra sua alegria agora já chegaram os potes de doce de leite… rs

    Curtir


  3. Olha lá a dica do João! Sancor é marca argentina, mas o Havanna é o bacana. A Renata está chegando de Portugal (com muitas dicas… ora pois) e vai ficar louca de alegria ao saber da novidade. Valeu João! Grande abraço!

    Curtir

  4. renata Says:

    João! Quer dizer que eu fui enganada? Hahaha. Mesmo assim, o brownie é sensacional. E obrigada pela dica do doce de leite… assim que eu me “assentar” vou lá correndo comprar!

    Curtir

  5. Míriam Says:

    Renata, nós da Pão da Villa (www.paodavilla.com.br) desenvolvemos uma receita maravilhosa do pão de tapioca e estamos vendendo congelado para bufês da cidade ou pronto para consumo em nossa loja. Se você tiver interesse em conhecer, passe o seu endereço por e-mail que lhe enviaremos uma amostra. At. Míriam

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: