Sanduba de espinha

julho 18, 2007

Pedir um peixe e se deliciar com… as espinhas? Isso já deve ter acontecido com muita gente, mas nada justifica o fato de que o cliente tenha de fazer o trabalho que o pessoal da cozinha não fez – pegar uma pinça e caçar as espinhas no esquema manual.

Essa história da pinça, aprendi na cozinha do querido Renato Frias, no Chef du Jour, wem um curso prático de culinária no próprio restaurante, na Vila Olímpia. Dá trabalho, mas o importante é deixar o comensal tranquilo, apreciando o sabor do prato e não temendo engasgar com uma espinha entalada na garganta a cada garfada.

A equipe do bar Prainha Paulista levou uma bela bronca do gerente no último sábado. Lá eles preparam o que eu chamo de “Mc Fish superior”. O robusto sanduba de filé de peixe empanado, com queijo e vinagrete (12 reais) é delicioso e não costuma ter surpresas. Já peguei algumas espinhas, mas estava tão bom, que deixei passar.

Desta vez, no entanto, meu acompanhante pediu o sanduíche de peixe com queijo, que é um pouco mais simples – no cardápio, além de 2 reais de diferença, este último não vem com vinagrete. A versão mais modesta do que a ‘especial’ estava saborosa, mas a quantidade de espinhas e escamas por mordida era impraticável.

Será que o cozinheiro preguiçoso imaginou que o pão aliviaria as espinhas dos filés de pescada? Pensou errado. Levou ‘pito’ da gerência e o sanduba foi trocado por um de calabresa. Bem mais seguro.

A pinça para espinhas de peixe é facilmente encontrada em lojas de utensílios domésticos no bairro da Liberdade. O curso do Renato para pequenos grupos é um delicioso aprendizado.

Chef du Jour – Al. Raja Gabaglia, 133, Vila Olímpia – São Paulo. Tels: (11) 3845-6843 / 3846-1502

Anúncios

One Response to “Sanduba de espinha”

  1. Débora Says:

    Olá, Daniela.
    Achei seu blog e gostei muito. Parabéns! Vou acompanahr sempre.
    Sou co-autora de um blog semelhante, dá uma olhada:
    http://brincandodechef.blogspot.com/
    Abraçõs e vamos manter contato.
    Débora

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: