Mestres do colarinho branco

setembro 19, 2010

Concurso elege melhor tirador de chope mundial (Foto: Divulgação)

Profissionais dedicados à árdua tarefa de tirar centenas de chopes por dia, no ponto certo, podem ser recompensados com uma saideira em Londres e um prêmio de R$ 3 mil. Esta é a proposta da etapa brasileira do 14º Stella Artois World Draught Masters, para promover a cerveja belga da Ambev.

A competição acontece até o fim de setembro em 30 bares de São Paulo selecionados pela Real Academia do Chopp. O vencedor das categorias de melhor ritual para servir chope e long neck Stella viaja a Londres, acompanhado do dono do estabelecimento, para concorrer com tiradores de chope do mundo todo. O ‘master do colarinho branco’ ganha uma viagem para o destino que quiser – no ano passado, a felizarda foi Avrill Maxwell, da Nova Zelândia. O segundo e o terceiro colocados podem escolher qualquer destino da Europa.

Blogueiros seguem ritual e degustam chope em evento sobre o concurso (Foto: Divulgação)

O pessoal da Ambev promoveu uma degustação, na última terça-feira, para divulgar o concurso, incluindo dicas sobre a forma correta de servir chope e cerveja. Pedro Marques esteve por lá representando o Braun Café e disse que gostou bastante, mas ainda prefere Guinness. Aí é difícil competir…

Dicas de especialistas que podem ser úteis para servir cerveja em casa: limpar o cálice/copo com detergente neutro e deixar secar naturalmente (nada de pano de prato); mergulhar o copo em água gelada para manter a temperatura da bebida; começar a servir a cerveja com o cálice inclinado a 45 graus (movimento natural para a maioria dos botequeiros), sem encostar o gargalo da garrafa na borda do cálice e, finalmente, a “regra inviolável” é manter a altura do colarinho em dois dedos (cerca de 3 centímetros).

Especialista recomenda copo gelado e três centímetros de colarinho (Foto: Divulgação)

Os bares que participam do concurso na categoria chope são All Black, Bar Anhanguera, Bourbon Street, Café Girondino, Catedral, Chácara Santa Cecília, Charles Edward, Ecco, Giardino, Kaá, MyNY Bar, Na Mata Café, SeoRosa, Tatou, Terrasse,Velho Rabo e Veridiana Jardins. No quesito long neck concorrem Assembléia, Bar Astor, Barxaréu, Barnaldo Lucrécia, Boteco Coutinho, Genuíno, Pandoro, Paróquia, Pecorino, Quitandinha Bar, Sagrado Bar e Sky, The Blue Pub.

Ota campeão*
O vencedor da etapa brasileira do 14º World Draught Master foi Ota Gilson de Castro dos Santos, do bar Seo Rosa, de Campinas (SP).

O campeão, Ota Gilson dos Santos: 20 anos de experiência no colarinho

“Em 20 anos de carreira nunca participei de uma competição como esta, que valoriza e capacita a categoria dos tiradores de chope”, disse Santos, em um comunicado da Ambev. Ele já ganhou uma quantia de R$ 3 mil e vai representar o ‘Brazil zil zil’ no campeonato mundial em Londres, no dia 28 de outubro. Vamos torcer!

*Post atualizado em 6/10/2010

7 Responses to “Mestres do colarinho branco”


  1. Uma pena o Melograno não estar nesse concurso. Em termos de cerveja, este é o melhor!

    Curtir

  2. Amanda Says:

    Daniela, eu sou amiga da Renata Mesquita. Ela me indicou seu blog pois acabei de criar o meu. Vou divulgar seu blog lá no meu okay ? Assim a gente pode trocar algumas idéias🙂

    Curtir


    • Amanda, tudo bem? Que alegria saber que você está compartilhando seu amor pela cozinha com as pessoas na rede. Adorei o nome ‘Minha cozinha, sua cozinha’. Parabéns pelas receitas simples, bacanas e saudáveis. Vou acompanhar e trocamos ideias sim. Abraços, Dani

      Curtir

  3. Amanda Says:

    ai que bom que você gostou ! Vou acompanhar o seu, assim me atualizo tb🙂

    Curtir

  4. Juan Pablo Says:

    Parabens pelo blog Dani muito legal e o papo da CBN tambem

    Juan

    Curtir


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: