Cicchetti, pizza e outros sabores de Veneza
agosto 13, 2011
Em Veneza provei a melhor pizza em pedaço da minha vida. Na pequena pizzaria Antico Forno, imensas redondas saem a cada cinco minutos e cada fatia custa apenas 3 euros. Veja mais fotos de Veneza no Flickr do Braun Café.
Confesso que estava rodando a Calle San Polo atrás das dicas de Anthony Bourdain, para almoçar em uma terça-feira nublada, após um passeio pela encantadora e única cidade. A Cantina do Mori estava fechada e a Ostaria L’Acquasanta, lotada. A pizza venceu.
Depois de me deliciar com um pedaço de muçarela, tomates cereja e rúcula, ainda dividi uma fatia de muçarela simples e saí feliz da vida para caminhar pela cidade abarrotada de turistas. Mais tarde descobri que a Forno Antico, com apenas dois funcionários – o pizzaiolo e a atendente, que serve as pizzas, bebidas e cuida do troco – era muito bem cotada no Trip Advisor. Os elogios são merecidos.
O cicchetto (no plural ‘cicchetti’), petisco de balcão para saborear com vinho ou cerveja, é outra especialidade local. Lembra bastante as tapas de Madri. E foi na ‘botecagem’ veneziana que celebrei meu aniversário provando uma porção de quitutes (bacalhau empanado, sardinha acebolada, sardinha curtida no vinagre enrolada em azeitona e um tipo interessante de pimenta redondinha e bem suave recheada com atum). Para acompanhar, uma taça de vinho branco do Vêneto e depois uma cervejinha local.
Na alegria da comemoração esqueci de pegar o cartão do bar, que não tinha nome na fachada. Mas o local fica na Calle Cannaregio, próximo à igreja Santi Apostoli e ao Hotel Bernardi Semenzato, onde me hospedei (ótima dica dos amigos Alê e Fabi). Seguindo a mesma rua você encontra a Pasticceria Ballarin, onde pode tomar um bom espresso enquanto é hipnotizado pela vitrine de doces.
A poucos metros do bar de cicchetti, na mesma Calle Cannaregio, consegui uma mesa na Trattoria da Bepi para jantar. Já era tarde e estava difícil achar um cantinho na cidade fervilhando de gente. Faça reservas com antecedência se quiser garantir um bom lugar.
Na entrada provei o aliche branco, bem mais suave do que o peixinho salgado que costumamos encontrar. Com pãozinho italiano e meia jarra de vinho branco da casa, o antepasto já abriu muito bem o apetite para as massas. Fábio foi de spaghetti ao molho de tomate e lagostim. Eu pedi um ótimo linguine com molho de caranguejo. Inesquecíveis sabores de Veneza.
Antico Forno
Sestiere San Polo, 970 – Veneza, Itália
Tel.: +39 041 520 4110
Cantina do Mori
Sestiere San Polo, 429 – Veneza, Itália
+39 041 522 5401
Ostaria Al Diavo’Lo e L’Acquasanta
Sestiere San Polo, 561/B (Calle Della Madonna) – Veneza, Itália
Tel.: +39 041 277 0307
E-mail: hosteriaaquasanta@gmail.com
Pasticceria Ballarin
Sestiere Cannaregio, 5794 – Veneza, Itália
Tel.: +39 041 528 5273
Trattoria da Bepi
Cannaergio, 4.550 (Santi Apostoli) – Veneza, Itália
Tel.: +39 041 52 85 031 (Fechado às quintas-feiras)
E-mail: dabepi@tin.it
setembro 5, 2011 at 11:44 pm
Olá.. tudo bem?
Parabéns pelo blog! Muito bom!
Trabalho em um guia on line e estamos buscando blogs que tenham esse perfil onde os post relatam suas experiências em estabelecimentos.
Será que poderíamos falar a respeito?
Aguardo contato!
Abraços,
Vânia
vaniamariagarcia@hotmail.com
CurtirCurtir