A terapia da mão na massa

janeiro 21, 2012

Terapia culinária: curso de massas 'La Vera Pasta' no Orbacco Espaço Gastronômico

Preparar massas caseiras e transformá-las em capeletti, tortelli ou ravioli é uma deliciosa arte, além de ser uma ótima terapia. Este foi meu principal aprendizado após participar do curso “La Vera Pasta“, no Orbacco Espaço Gastronômico.

“A tavola non si invecchia” (“Na mesa não se envelhece”) é o lema da casa, no bairro do Sumarezinho, onde o simpático casal Luis Felipe Calmon e Adriana Ferreira exercem a paixão pela culinária. Os cursos oferecidos em um salão amplo, no andar superior, incluem harmonização de azeites, vinhos, preparação de risotos, massas etc.

Luis Calmon e o lema da casa: "A tavola non si invecchia" ("Na mesa não se envelhece")

Descobri o local entre uma busca e outra, e gostei muito da ideia de fazer um curso prático de massas. O Fábio, que não é muito chegado em experimentos culinários, também se animou com a proposta.

Em uma grande bancada de granito, Luis demonstra todo o processo de preparação da massa, incluindo detalhes sobre os ingredientes – farinha branca, farinha de sêmola de trigo, azeite e muitos ovos -, o descanso da massa, que pode até ser congelada, e a manipulação.

Máquina de macarrão veio da Itália com a nonna em 1947

A aula tem pitadas de história sobre a origem do macarrão, trazido pelos árabes à Itália, detalhes dos formatos das massas, os molhos mais apropriados para cada formato e outras curiosidades. Se não der para anotar tudo, não se preocupe. Cada aluno leva para casa um DVD com alguns slides contendo informações, imagens e receitas.

Depois da apresentação, a turma vai para a bancada abrir a massa no cilindro da casa. O acessório também tem história: veio na bagagem da ‘nonna’ italiana em 1947 para o Brasil. Depois partimos para as dobraduras de massas recheadas. As minhas ficaram meio tortas, tadinhas, mas o Fábio já pegou o jeito de primeira e ganhou elogios dos professores. Fiquei bem contente ao descobrir que tenho um ‘designer’ de massas em casa.

Lição de casa: reúna os amigos em casa para preparar as massas e bater papo antes do jantar

Ao fim do aprendizado, enquanto tiramos dúvidas e trocamos dicas, Luis prepara um delicioso jantar com três tipos de massas caseiras, incluindo uma taça de vinho e água.

O menu começa com um reconfortante tortelli in brodo – massa recheada com uma proporção clássica de carnes de frango, boi e mortadela. Na sequência, meu molho favorito, alla carbonara, envolve o tonarelli – massa similar ao spaghetti, com perfil quadrado, cortada diretamente no cilindro para macarrão.

Curso inclui jantar com três massas caseiras, começando pelo tortelli in brodo preparado por Luis Calmon

O gran finalle foi o tagliatelli alla Norma. Esta receita siciliana simples e surpreendente leva molho de tomates, berinjela frita em cubinhos, e ricota defumada. O sabor da ricota defumada, que lembra um pouco o bacon, é uma ótima opção para agradar carnívoros e vegetarianos.

O valor da experiência também é muito agradável. O curso feito no fim de novembrou custou R$ 110 para duas pessoas – creio que não chega ao preço de um jantar simples, sem curso, em uma cantina paulistana.

Tagliatelli alla Norma (receita siciliana de molho de tomates, berinjela e ricota defumada)

Enquanto dobrávamos as massas, Adriana passou uma importante lição de casa: “Reúna os amigos ou a família em volta de uma mesa de massas e fique batendo papo enquanto dobra os capelettis, raviolis etc. para o jantar ou almoço de domingo. É uma verdadeira terapia.”

Utensílios
Quem se animou a preparar ‘la vera pasta’ em casa deve se preparar para investir em uma máquina para macarrão (R$ 199 na M. Dragonetti). Para o molho de tomates, a dica do professor Luis é usar um passador de legumes. Outro acessório importante, especialmente para raviolis e suas variações, é a carretilha para cortar e fechar massas. Boa diversão!

Orbacco Espaço Gastronômico
Rua Cuxiponés, 125 – Sumarezinho – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3873-0098
E-mail: orbacco@orbacco.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: