Dieta e boteco: 12 conselhos para manter a forma sem ter de correr… do bar
agosto 16, 2009
Se você resolveu cuidar da saúde e perder aquela barriguinha cultivada com muito levantamento de copo, o ideal é correr… para bem longe do boteco.
Sabemos que a tarefa não é fácil. Mais cedo ou mais tarde você vai receber aquele convite irrecusável para uma cervejinha com os amigos. E aí entram as dicas da nutricionista Fabiana Braun*, minha querida irmã, com quem fiz uma entrevista para o Braun Café.
Eis aqui ‘dooouze’ conselhos da especialista para driblar as tentações sem ficar de bico na mesa do bar.
Álcool, o vilão
Beber engorda. Um grama de álcool tem quatro calorias. Imagine uma caipirinha do Veloso (limão, cachaça + açúcar) e esqueça.
Neste quesito, a cerveja (ou ‘pão líquido’) é a bebida que mais colabora para a barriguinha ‘porta-copos’ do botequeiro. Além do álcool, a loira gelada traz a cevada e o malte. Fermentados, estes três amigos fazem a festa em seu abdômen, onde as gorduras armazenadas dos carboidratos (gorduras viscerais) mais gostam de se acomodar. Aquela inocente tulipa de chope tem 84 calorias (a de chope escuro tem 85 cal).
Para enganar a loira
Manere na cervejinha. Peça bebidas com suco de frutas – de preferência naturais – como caju, maracujá ou abacaxi com vodka e sem açúcar (equilibre com adoçante). Outra boa pedida é o Bloody Mary, desde que o barman não carregue muito na dose e nos temperos.
Dois drinks e água gelada
Nada de exagero. Substituir os copos de cerveja pelos sucos com vodka, na mesma proporção, não resolve. Durante a noite peça dois drinks, no máximo, e equilibre cada um com um copo de água gelada, que é absorvida com mais rapidez. “Qualquer tipo de bebida desidrata o organismo”, diz Fabiana.
A mesma dica da água vale para quem não está de dieta. Ela afasta a embriaguez e ressaca do dia seguinte. “Só não ajuda a escapar do bafômetro”, lembra a nutricionista.
Vinho: amigo até a segunda taça
Sem dúvida, de todas as bebidas alcoólicas, o vinho tinto é o que traz mais benefícios à saúde. Isso graças ao Resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva, que melhora a circulação e ajuda a combater o colesterol. Mas lembre-se de beber com moderação: os benefícios valem até a segunda taça (sempre acompanhada de água).
Brancos e rosés não fazem mal à saúde, mas não têm as propriedades dos tintos. Uma taça de vinho branco, bem leve, em um dia quente também é light.
Tchau fritura
A regra número um para manter a forma é evitar porções de frituras e gorduras pesadas no bar. Pastel, batatas fritas, frango à passarinho, provolone ou iscas de peixe à milanesa e calabresa acebolada… nem pensar.
Grelhados e acebolados
Nada de picanha na chapa ou contra-filé. Opte pelos grelhados de carnes magras como frango ou filé mignon (é a carne vermelha mais light que os bares servem), que podem ser acebolados, acompanhando pão francês e só. Pedir lulas grelhadas no lugar da porção de lulas ‘adorei’, por exemplo, também ajuda.
Salada acompanha?
Para enganar a fome e consumir menos pão peça uma porção de salada verde (rúcula é uma boa) para acompanhar o filé aperitivo. O Bar do Sacha oferece a mandioca cozinha. Ótima ideia.
Acepipes bacanas
Na área de frios e acepipes consuma os queijos mais claros (mussarela e queijos com leite de búfala), peito de peru, rosbife, tremosso, babatinhas ao vinagrete e até azeitonas (no máximo seis azeitonas verdes por pessoa, o que não vale para os hipertensos).
Entradas com o pé direito
Entre as opções mais bacanas estão o antepasto de berinjela com pão francês (evite o pão italiano), o carpaccio (peça sem parmesão em com tempero à parte) e a brusqueta tradicional (com tomates, azeite e manjericão).
Sanbubas
É pouco provável que um boteco de verdade tenha um sanduíche de pão integral com peito de peru no cardápio, mas é possível dar um drible nas calorias com um sanduba de peito de frango ou filé mignon (nada de ‘churrasquinho’ na baguete) acebolados ou com vinagrete à parte, sem queijo, ‘na França’.
Beirute e wrap
O rosbife também é legal para rechear sanduíches light – um beirute no estilo do Frevo (pão sírio, rosbife, tomate e mussarela) é uma ótima opção, assim como os wraps (sandubas enrolados no pão sírio ou pita). Só evite recheios com tomate seco, maionese ou muito cream cheese.
Acabou na pizza?
O pessoal resolveu chamar uma redonda? Não se desespere. Peça a sua parte (ou até uma pizza brotinho) com massa fina e sabores como atum, abobrinha, berinjela, brócolis e escarola, sem queijo ou com mussarela de búfala. Neste caso, a marguerita light também vale.
Quer mais dicas para ser um botequeiro saudável? Mande perguntas e comentários ao Braun Café.
*Fabiana Cristine Braun é nutricionista graduada pela Universidade Anhembi-Morumbi, com especialização em Nutrição Clínica Pediátrica e Vigilância Sanitária de Alimentos pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Nutrição Clínica no Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral (Ganep).
agosto 16, 2009 at 2:06 pm
Dani, como me disse uma amiga depois de eu relatar a pós-consulta com um endócrinologista: “De tudo o que você podia fazer, ele somente deixou você continuar respirando”. Realmente, tudo o que é bom mata ou engorda. Nesse caso, ambos. Beijo!
CurtirCurtir
agosto 23, 2009 at 12:20 pm
Sérgio! Tudo bem? Rs! Adorei o comentário. Sua amiga infelizmente tem razão. Como diria Roberto Carlos “Tudo que é bom é ilegal, é imoral ou engorda…”. Beijos!
CurtirCurtir
agosto 20, 2009 at 2:10 pm
[…] correr… para bem longe do boteco. Sabemos que a tarefa não é fácil. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]
CurtirCurtir
agosto 23, 2009 at 12:22 pm
caraca, não vou passar de ano… hehehe. sensacional, mas eu acho que a profissão da sua irmã é a que mais ouve a frase “putz, não consegui”. bjocas!
CurtirCurtir
agosto 23, 2009 at 12:26 pm
Rs! Não foi fácil fazer a entrevista e saber que eu não podia comer batatas fritas. Também tirei ponto negativo na sexta (fritas, cerveja e boa companhia). Bjs!
CurtirCurtir
agosto 23, 2009 at 5:03 pm
Faltou dizer quantas calorias tem um ovo cor de rosa! Falando sério, pergunta pra sua irmã como uma pessoa que tem intolerância à lactose sobrevive na rua. Não dá nem pra fazer um simples lanche…
CurtirCurtir
agosto 24, 2009 at 1:37 am
[…] Dieta e boteco: 12 conselhos para manter a forma sem ter de correr… do bar « Braun Café brauncafe.wordpress.com/2009/08/16/a-dieta-e-o-boteco – view page – cached #Braun Café RSS Feed Braun Café » Dieta e boteco: 12 conselhos para manter a forma sem ter de correr… do bar Feed de comentários Braun Café E lá vamos nós!* Sabores da infância Você tatuaria sua comida favorita? — From the page […]
CurtirCurtir
setembro 15, 2011 at 8:59 pm
[…] Dieta e boteco: 12 conselhos para manter a forma sem ter de correr … […]
CurtirCurtir
abril 2, 2013 at 6:46 pm
Parabéns pelo blog, querida =) Beijinhos da Natasha Sá Osório x
CurtirCurtir